Preços asiáticos do arroz branco 5% quebrados caem abaixo de $ 400/mt FOB
A reviravolta foi total. Exatamente um mês antes, nenhuma dessas avaliações estava abaixo de US $ 400 / mt FOB. Recentemente, no final de março, arroz branco partido 5% tailandês e vietnamita foram avaliados pela Platts acima de US $ 500 / mt FOB.
Cada país tem seu próprio contexto específico, mas a correção recente não é incomum em nada além de em sua escala. A cada ano, os preços do arroz branco asiático normalmente sofrem uma correção de baixa em torno de junho-agosto. No Paquistão, os exportadores buscam limpar os estoques antes da colheita do final de agosto. Tanto a Tailândia quanto o Vietnã estão colhendo safras fora da temporada principal neste momento do ano, enquanto os agricultores indianos também acabaram de concluir a colheita de rabi fora da temporada.
No entanto, com o retorno aos preços abaixo de $ 400 / mt FOB do arroz branco, o mercado parece ter mudado após os picos de preços do último ano e meio, que foram causados principalmente pela precipitação do COVID-19. No entanto, além da sazonalidade usual dessas quedas de preços, uma das principais razões para a recente queda nos preços decorreu dos efeitos colaterais do COVID-19 – dificuldades de transporte, tanto para carga fracionada quanto para contêineres.
“Os compradores desaparecem”
Uma observação recente comum de exportadores asiáticos é que muitos compradores são capazes de justificar os custos FOB, mas não os custos de frete. Um exportador indiano afirmou à Platts que “a demanda existe, mas devido a problemas com contêineres é difícil fazer novos negócios”. Uma fonte da Tailândia confirmou que há demanda – especialmente após as quedas nos preços FOB – “mas os compradores desaparecem quando você faz a cotação do frete”.
Um corretor europeu observou em 16 de julho que, se eles pagassem US $ 320 / mt FOB FCL por arroz quebrado de alta qualidade em Mianmar, o frete para o norte da Europa ficava em torno de US $ 9.000 / TEU. Com base em 25 mt / TEU, isso equivale a uma taxa de frete de $ 360 / mt, 13% a mais do que o custo do próprio produto.
Apesar das questões políticas em curso do golpe de Mianmar, o país não está sozinho. Um trader de Dubai, cuja empresa tem fortes ligações com a indústria de transporte marítimo, relatou que, mesmo para eles, era difícil conseguir um navio fracionado devido à alta demanda e baixo fornecimento.
Um trader europeu também afirmou recentemente que é “impossível encontrar” contêineres na Índia. Um segundo trader da Europa disse que “é difícil [conseguir contêineres na Tailândia], mas não impossível. Se você pagar o preço certo.”
Mesmo que os contêineres sejam adquiridos, também não há garantias de que os compradores poderão mantê-los. Um grande comprador europeu relatou que a situação atual do frete era “dramática”, principalmente porque os contratos de transporte muitas vezes não eram honrados e as mudanças de última hora não eram incomuns. Um exportador paquistanês confirmou essa situação, alegando que era “ridículo … mesmo no último minuto, eles [transportadoras] cancelam a reserva”, criando custos adicionais para as contrapartes.
Exportações vacilam
Nesse contexto, o exportador paquistanês acrescentou que “agora todo mundo está quieto no mundo todo”. Jogando os dados, muitos compradores apostaram na melhora do mercado de frete e adiaram os pedidos, apoiando-se mais nos estoques existentes e esperando que os preços domésticos do arroz acompanhassem os recentes aumentos no mercado global de frete.
Isso é confirmado em números recentes de exportação, com o Bureau of Statistics do Paquistão estimando que as exportações de maio caíram 48% no ano. As exportações vietnamitas do H1 2021 também caíram 14% no ano, de acordo com dados da Alfândega do Vietnã, enquanto as exportações tailandesas de 2021 em 11 de julho (excluindo o arroz Hom Mali Fragrant) caíram 20% no ano, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA .
A única exceção foi a Índia, que normalmente tem preços bem abaixo de seus concorrentes asiáticos em uma base FOB. As exportações de arroz indiano totalizaram 2,02 milhões de toneladas em abril, mais que o dobro do nível do ano anterior, de acordo com a Diretoria Geral de Inteligência Comercial e Estatística. No entanto, com outros países correndo para o fundo do poço para competir com a Índia, é extremamente provável que o ritmo das exportações indianas vacile, enquanto os exportadores tailandeses, vietnamitas e paquistaneses voltam a receber uma grande demanda de volume.
Neste ponto, o preço FOB do arroz branco é tão semelhante entre as origens asiáticas que as taxas de frete e a disponibilidade se tornam muito mais importantes para determinar se um negócio é concluído ou não. A menos que uma origem asiática baixe drasticamente os preços para reivindicar a posição que a Índia manteve nos últimos meses, é improvável que esta situação mude nos próximos meses.