Preços do arroz no Vietnã atingem nova máxima; oferta global despenca

 Preços do arroz no Vietnã atingem nova máxima; oferta global despenca

(Por Planeta Arroz) Os preços de exportação do arroz com 5% de quebrados no Vietnã (Viet 5%) continuam a aumentar, atingindo o novo máximo de 663 dólares por tonelada. A oferta global de arroz deverá cair 3,6 milhões de toneladas no próximo ano em relação à safra anterior.


De acordo com a Associação Alimentar do Vietnã (VFA), depois de muitos dias a oscilar em torno dos 653 dólares por tonelada, o preço de exportação de cinco por cento do arroz partido do Vietnã aumentou em 10 dólares por tonelada em 21 de Novembro, para 663 dólares, atingindo oficialmente um novo pico.

Como tal, o preço do arroz partido em cinco por cento aumentou 190 dólares por tonelada, ou 40,2 por cento em comparação com 1 de Fevereiro. O preço do Vietnã é 78 dólares por tonelada superior ao da Tailândia e 85 dólares mais elevado do que o do Paquistão.

Entretanto, o preço do arroz partido a 25% no Vietnã tem-se mantido elevado, em 648 dólares por tonelada, um valor superior em 107 dólares por tonelada ao do mesmo tipo de produto da Tailândia e em 152 dólares ao do Paquistão.

O Departamento Geral das Alfândegas (GDC) informou que até 15 de Novembro, o Vietnã tinha exportado 7,4 milhões de toneladas de arroz, no valor de 4,16 mil milhões de dólares, o nível mais elevado desde 1989. O arroz tornou-se o quarto maior volume de exportação entre os produtos agrícolas. Os outros três são marcenaria, frutos do mar e vegetais e frutas.

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD) estimou que as exportações de arroz do Vietnã poderão atingir 8 milhões de toneladas este ano e gerar receitas de 4,5 mil milhões de dólares.

Os especialistas acreditam que o mercado mundial de arroz continuará movimentado nos últimos meses do ano e no início de 2024 devido à escassez. Espera-se que os preços do arroz permaneçam em níveis elevados e não caiam abaixo dos 640-650 dólares por tonelada.

No entanto, alertaram que existem riscos. À medida que os preços do arroz aumentaram, as empresas não estão a armazenar produtos de arroz. O Vietnã também poderá perder parceiros porque os preços elevados tornarão os produtos menos competitivos.

O Departamento de Agricultura dos EUA aumentou o seu consumo previsto de arroz em 2023-2024 em 1,6 milhões de toneladas, para 525,2 milhões. Acredita-se que o consumo da Índia seja maior após a decisão do governo de expandir os programas de apoio alimentar.

A oferta total de arroz em todo o mundo em 2023-2024 é estimada em 692,6 milhões, ou 1,6 milhões acima do nível inicialmente previsto, mas 3,6 milhões de toneladas abaixo da colheita 2022-2023. Se assim for, este será o segundo ano consecutivo em que se testemunham quedas na oferta global.

A queda na oferta global na safra 2023-2024 em comparação com a safra anterior é resultado da diminuição do estoque inicial de 8 milhões de toneladas para 174,8 milhões, superior ao aumento da produção global de arroz de 4,4 milhões de toneladas.

Pham Quang Dieu, um especialista em arroz, alertou que as reservas do Vietnã em 2024 serão escassas e recomendou que os exportadores sejam muito cautelosos ao assinar contratos com entregas atrasadas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter