Presidente do Irga participa de reunião com arrozeiros de Camaquã

 Presidente do Irga participa de reunião com arrozeiros de Camaquã

Agricultores estão formando uma cooperativa para assumir estrutura da CESA

(Por Irga) O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Rodrigo Machado, participou na noite desta terça-feira (18) de reunião promovida pela Associação dos Arrozeiros de Camaquã. Entre os temas discutidos na sede do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré, estavam a aquisição de estrutura da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) do município pelos produtores e a criação de uma cooperativa.

“Fico honrado de ter contribuído para manter a operação da Cesa em Camaquã. Essa iniciativa contou com forte apoio do ex-secretário Covatti Filho e da secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti. A unidade da Cesa é de grande importância para os produtores não só para a armazenagem de grãos, mas também como balizadora de mercado. E agora estamos conseguindo construir um fato inédito e até histórico: a formação de uma cooperativa para concretizar a aquisição da unidade 1 da Cesa no município”, comenta Machado.

O presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Volzear Longaray Júnior, destacou a importância deste momento para a entidade. “Tivemos uma reunião muito produtiva, com boa participação dos produtores. Agora estamos iniciando o processo para montagem da cooperativa, com a definição de cotas de participação para a aquisição da unidade da Cesa. Cota que dá direito uma parte do patrimônio da Cesa e também a depositar arroz ou soja na unidade”, acrescenta Longaray.

Cerca de 60 produtores participaram da reunião. A Cesa mantém duas unidades em Camaquã. A Unidade 1, que está sendo negociada, tem capacidade total de 60,5 mil toneladas de grãos e está localizada em uma área de 5,6 hectares.

Arrozeiros compareceram ao Sindicato Rural para debater a formação de cooperativa

1 Comentário

  • A tempos esperávamos está oportunidade junto ao governo estadual, a unidade CESA Camaquã sempre esteve ativa e receptiva ao produtor Camaquense, pois trata-se de uma opção muito boa para pequenos e médios produtores que não possuem unidade de secagem e armazenamento próprio e sabiamente não querem depositar a sua produção na indústria.
    Iniciativa louvável da associação dos arrozeiros de Camaquã presidida pelo Volzear e demais integrantes desta entidade que com muito empenho efetivaram esta complexa negociação com o governo do estado.
    Destacam-se também a participação do Rodrigo, Camaquense presidente do IRGA, na negociação que vai beneficiar muitos produtores da nossa região.
    Iniciativa como essa, não só dignifica como engrandece os produtores de arroz de Camaquã, que na vanguarda da atividade servem de exemplo é incentivo aos demais produtores do RS.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter