RICE MONEY MAKER: A REVOLUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA LAVOURA DE ARROZ NA AMÉRICA DO SUL

 RICE MONEY MAKER: A REVOLUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA LAVOURA DE ARROZ NA AMÉRICA DO SUL

A sustentabilidade ou a intensificação sustentável das lavouras de arroz irrigado é um processo de aperfeiçoamento gradual da eficiência produtiva que almeja reduzir as lacunas de produtividade em terras agrícolas, aumentando a eficácia no uso dos recursos disponíveis (CASSMAN; GRASSINI, 2020). A sustentabilidade da atividade agrícola pode ser definida a partir de três aspectos (pilares): econômico, social e ambiental. Nesse sentido ela deve ser: economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta (HANSEN, 1996).

A primeira edição do Campeonato Rice Money Maker, safra 2021/2022, contou com a participação de 14 lavouras de arroz irrigado da Argentina, Brasil e Uruguai. Para classificar o nível de sustentabilidade de uma lavoura, utiliza-se um índice de sustentabilidade composto por indicadores econômicos, sociais e ambientais, onde cada indicador possui um peso.

Fazem parte dos indicadores ambientais: 1. Emissão de CO2eq por Kg de arroz produzido, 2. Eficiência parcial de nutrientes e 3. Coeficiente de impacto ambiental de defensivos (QIA).

Para a eficiência na emissão de CO2eq como um indicador ambiental, considerou-se as emissões causadas pelo uso de óleo diesel no preparo do solo, densidade de semeadura, quantidade de fertilizantes e defensivos agrícolas. O total de emissão dos quatro fatores foi relacionado com a produtividade, indicando quanto de CO2 eq. cada lavoura emitiu para produzir um quilo de grãos de arroz.

O quoeficiente de impacto ambiental (QIA) de defensivos é obtido considerando o impacto de ingredientes ativos em três esferas: aplicador, consumidor e ecológico, considerando a concentração e doses de defensivos.

A eficiência no uso de nutrientes considera a aplicação total (base + cobertura e a produtividade de grãos). Para o nitrogênio, a faixa ideal é de 30 a 100 kg de grãos de arroz para cada um quilo de N aplicado. Eficiências menores que 30 kg de grãos nos indicam que há aplicação acima do recomendado na lavoura (considerando apenas a produção do arroz). Eficiências acima de 100 kg de grãos indicam que está ocorrendo a extração do nutriente do solo (DEVKOTA et al., 2019). Nesta situação, caso os manejos realizados no sistema não contribuam para um estoque do nutriente no solo ou caso não seja reposto através de fertilização mineral, o processo resultará no empobrecimento desse nutriente no solo (AROUNA et al., 2021).

A segunda edição do Campeonato Rice Money Maker Safra 2022/23 está com 22 lavouras participantes, de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, e contará com mais dois indicadores ambientais de sustentabilidade: emissão de metano em função da irrigação e diversidade de atividades agrícolas na área destinada ao campeonato. Todos resultados estarão disponíveis no e-book “Rice Money Maker 2ª edição”, de forma gratuita, disponível na página da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Camille Flores1, Enzo Pilecco2, Lorenzo Meus2, Kátia Manzke2, Alencar Zanon2
1Fundo Latino-americano de Arroz Irrigado (FLAR)
2 Universidade Federal de Santa Maria

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter