Rio Grande do Sul totaliza 75% de área cultivada de arroz

Para 2008/2009, a estimativa é ultrapassar um milhão de hectares plantados. .

O plantio de arroz no RS já está com 75 % de área semeada, o que abrange 813 mil hectares cultivados. Com relação ao mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 2,04% na safra atual. Para 2008/2009, a estimativa é ultrapassar um milhão de hectares plantados.

Segundo o levantamento do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), a Zona Sul é a região que apresenta maior avanço com 98,3% da área semeada, totalizando 170 mil hectares. A Planície Costeira Interna da Lagoa dos Patos já soma 75,5% de semeadura, em 76 mil ha e a Depressão Central, 45,1%, em 75 mil ha semeados.

Até agora, a Fronteira Oeste obteve 78% de cultivo, em 241 mil ha, e a Planície Costeira Externa totaliza 59%, com 76 mil hectares plantados. Houve um ligeiro declínio em comparação com a última temporada, em que alcançou 60% do plantio. A Campanha mostra um avanço de 2% em relação a ultima estação e apresenta 81,5% de cultura, em 142 mil ha. O município de Bagé aumentou em 15% a expectativa de semeadura, subindo de 22 mil para 26 mil hectares de cultivo.

Dos municípios gaúchos mais avançados, Torres, na Planície Costeira Externa à Lagoa dos Patos, fechou a meta de seis mil hectares cultivados (100%). Santa Vitória do Palmar, na Zona Sul, atingiu 99,6% de área plantada em uma extensão de 65 mil hectares. Na Fronteira Oeste, Uruguaiana somou 83% de semeadura, em uma área de 85 mil hectares assentados. Apesar das chuvas que castigaram a região, não houve perdas significativas nas lavouras fronteiriças.

De acordo com o agrônomo Gustavo Cantori Hernandes, gerente regional do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) da Fronteira Oeste, é boa a perspectiva de produtividade.

– A previsão é de um ano normal para a colheita, com seca no verão e chuvas somente em março, como é característico da nossa região – afirmou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter