Rússia prolonga proibição de exportação de arroz até o final do ano
(Por Planeta Arroz) O governo russo prorrogou hoje até o final do ano a proibição às exportações de arroz que impôs em julho de 2022 para proteger o mercado interno. “A restrição vigorará até 31 de dezembro de 2024. A decisão foi tomada para manter a estabilidade do mercado alimentar nacional”, informou o Gabinete de Ministros no seu canal Telegram.
A medida não afetará as exportações para os países da União Económica Eurasiática, que inclui, além da Rússia, a Arménia, a Bielorrússia, o Cazaquistão e o Quirguistão.
A disposição governamental não se aplicará ao fornecimento de arroz ao exterior para a prestação de assistência humanitária nem afetará o seu transporte em trânsito internacional.
A restrição às exportações foi adotada após uma falha no sistema de irrigação da região de Krasnodar, maior produtora de arroz do país, que fez com que a produção caísse para 797,6 mil toneladas em 2022, ante 1,076 milhão de toneladas colhidas no ano passado.
No final do passado mês de Maio, o vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Patrushev, declarou que a produção de arroz aumentou, mas admitiu que ainda não atingiu um nível suficiente para retomar as exportações deste cereal.