Seguro agrícola representa 80% do custeio do BB no RS

Em 2009, a Aliança do Brasil segurou cerca de 30% da área cultivada com arroz no Rio Grande do Sul (331 mil hectares).

O seguro agrícola no Rio Grande do Sul representa 80% dos contratos de custeio realizados pelos arrozeiros junto ao Banco do Brasil, informou o analista de seguros Fernando Cunha, da Aliança Brasil Seguradora. Ele palestrou durante a programação do Balcão de Negócios da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, nesta quinta-feira, em Camaquã. Dos R$ 843 milhões em custeio de safra liberados pelo Banco do Brasil, cerca de R$ 632 milhões foram para lavouras seguradas.

Nunes destacou que o seguro tem objetivo exclusivo de cobrir sinistros climáticos. “Perdas por pragas ou doenças não são cobertas”, alertou. Informou também que as taxas são calculadas com base nos critérios de risco de cada região. Se o produtor rural perceber perda da produtividade após um evento climático, deve acionar o telefone 0800 729 7000 e esperar a presença de um perito. “É importante, ele não deve colher nada até o perito fazer o levantamento necessário”, avisou Fernando Nunes, que também é engenheiro agrônomo.

Para se habilitar ao seguro, entre outras exigências o agricultor deve seguir as recomendações do zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e usar sementes certificadas. Em 2009, a Aliança do Brasil segurou cerca de 30% da área cultivada com arroz no Rio Grande do Sul (331 mil hectares). A área que apresentou sinistros, até 31 de janeiro de 2010 equivale a 12% do total da área segurada e 4% da área total plantada, segundo as estimativas oficiais. Dos 3.226 seguros realizados, 393 tiveram ocorrência de sinistro. Destes 71 estão em processo de pagamento, oito foram indeferidos e o restante aguarda colheita, está em análise ou tem pendência de documentação para serem analisados;

Cenário do Seguro Agrícola na Área de Arroz

Volume segurado 3.226
Aguardando colheita 111 contratos
Em análise 157 contratos
Pendente de documentos 157 contratos
Indeferidos 8
Em processo de pagamento 71

Fonte: Aliança do Brasil

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter