Sementes certificadas melhoram o rendimento da lavoura de arroz
Assim, o produtor reduz custos e obtém um produto de qualidade, com potencial produtivo e industrial.
A menos de dois meses do início do plantio, os produtores devem ficar atentos para a qualidade da semente que será utilizada na lavoura. De acordo com o Censo da Lavoura de Arroz Irrigado, pesquisa realizada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na safra 2004/05, cerca de sete mil áreas de cultivo usaram sementes certificadas.
Conforme o presidente do Irga Maurício Fischer, o uso de sementes certificadas permite a redução da densidade de semeadura, garante a isenção de sementes com invasoras nocivas e traz qualidade e segurança ao produtor quanto à origem, o que não ocorre com as similares paralelas. Assim, o produtor reduz custos e obtém um produto de qualidade, com potencial produtivo e industrial.
As diferentes cultivares produzidas pelo Irga são adaptadas a todas as regiões do Rio Grande do Sul. Algumas apresentam adequações regionais, como o Irga 410 na Zona Sul. O Censo identificou que a variedade Irga 417 foi a mais plantada no Estado na safra 2004/05, seguida pela Irga 422CL, que neste ano representou 30% do total.
Essas sementes possuem alto vigor inicial e potencial de perfilhamento. De maneira geral, elas são bastante produtivas e tem boa qualidade de grãos.
O agrônomo do Irga José Guma, explica que a produção de sementes é realizada com monitoramento constante pelos técnicos do Instituto.
– São desempenhadas as mais modernas técnicas de manejo, garantindo uma semente vigorosa com grande índice de germinação – afirmou.
Segundo ele, os produtores que plantam em terras inçadas pelo arroz vermelho e preto, devem utilizar a cultivar Irga 422 CL, com assistência técnica e o uso da tecnologia Clearfield. Só assim o produtor poderá colher bons resultados e manter a tecnologia disponível por mais tempo na lavoura.
Para adquirir sementes certificadas, os arrozeiros devem procurar os Núcleos de Assistência Técnica do Irga (NATEs) em cada região e consultar o técnico, que indicará a melhor cultivar para as plantações e os produtores de sementes mais próximos.