Tailândia projeta exportar 7,5 milhões de toneladas de arroz em 2025
(Por Planeta Arroz) O Ministério do Comércio da Tailândia estabeleceu uma meta de exportação de arroz de 7,5 milhões de toneladas métricas para 2025, abaixo da estimativa de 10 milhões de toneladas métricas deste ano.
Arada Fuangtong, diretor-geral do Departamento de Comércio Exterior, disse que nos primeiros 11 meses deste ano, as exportações de arroz aumentaram 14% ano a ano para 9,27 milhões de toneladas métricas. Espera-se que o volume atinja 10 milhões de toneladas métricas com valor de pelo menos US$ 6 bilhões.
Esse crescimento é impulsionado pela demanda sustentada de importadores para atender às necessidades de consumo de fim de ano para o Natal, Ano Novo e estendendo-se até o Ano Novo Chinês. A produção de arroz da Tailândia é suficiente para atender à demanda do mercado global, e a forte capacidade de exportação do país garante entrega consistente aos importadores.
“Este ano é considerado um ano de ouro para as exportações de arroz, com volumes de exportação potencialmente atingindo 10 milhões de toneladas métricas”, disse ela.
Além do aumento no volume de exportação, o preço médio de exportação do arroz (preço franco a bordo) nos primeiros 10 meses deste ano aumentou em relação ao ano anterior.
Em média, os preços do arroz Thai Hom Mali aumentaram 7,59%, do arroz Pathum Thani 24,6%, do arroz branco 11,7%, do arroz parboilizado 10,9% e do arroz glutinoso 0,62%.
Os principais mercados de exportação incluem Indonésia, Iraque, África do Sul, EUA e Filipinas.
Arada disse que o ministério estabeleceu uma meta de embarque menor para o ano que vem devido à retomada das exportações de arroz branco pela Índia.
A Índia tem uma capacidade significativa de produção de arroz e altos níveis de estoque após sua proibição temporária de exportação.
Além disso, espera-se que a produção global de arroz aumente com base no alívio das condições de seca e na melhoria da disponibilidade de água para o cultivo, o que deve intensificar a competição no mercado global de arroz.
Para o próximo ano, o Departamento de Comércio Exterior planeja promover as exportações de arroz fortalecendo relacionamentos e organizando atividades promocionais para o arroz tailandês nos principais países parceiros comerciais.
Por exemplo, discussões urgentes de expansão de mercado estão planejadas com a África do Sul, onde os volumes de exportação de arroz caíram 12% este ano. Nos EUA, os esforços se concentram na expansão do mercado para o arroz Hom Mali entre as comunidades hispânicas, que cada vez mais preferem o arroz jasmim tailandês.
Outros mercados-alvo incluem Canadá e Filipinas, com o departamento dando continuidade às suas políticas de governo para governo, ao mesmo tempo em que acelera as negociações comerciais de arroz com a Indonésia e a China.
Nos primeiros 10 meses deste ano, a Tailândia exportou 8,35 milhões de toneladas métricas de arroz, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. O valor da exportação foi de 191 bilhões de bahts, um aumento de 40% em relação ao ano anterior.
O arroz branco foi a principal exportação, respondendo por 5,18 milhões de toneladas métricas ou 62% do total de exportações de arroz. Isso foi seguido pelo arroz Thai Hom Mali com 1,37 milhões de toneladas métricas, arroz parboilizado com 1,01 milhões de toneladas métricas, arroz tailandês fragrante com 0,54 milhões de toneladas métricas, arroz glutinoso com 0,23 milhões de toneladas métricas e arroz integral com 0,02 milhões de toneladas métricas.