Uruguai: Plantio de arroz começa em meio a incertezas climáticas
(Por Diário Ámbito, Uruguai) O plantio de arroz começou depois que os produtores desfrutaram de uma colheita recorde na temporada passada; no entanto, as condições estão mudando, pois os preços internacionais estão sendo comprometidos pelo reaparecimento de empresas como a Índia, enquanto o clima também não está ajudando.
O preço provisório da última safra de arroz fechou em US$ 11,50 para a maioria dos produtores, após a adição de 0,45 centavos referentes ao empréstimo concedido ao setor. Esse valor se deve à produção recorde no início do outono, aos altos rendimentos por hectare e à grande área disponível para plantio.
Em relação aos fatores climáticos, o setor enfrenta disponibilidade limitada de água para o plantio, fator essencial para uma boa produção. Tanto que diversas barragens no leste do país — onde se localiza a maior parte dos hectares — ainda não estão cheias e aguardam a chegada das chuvas para determinar o plantio do grão. Por fim, o fator mercado ainda não está totalmente claro, em um cenário em que o retorno das exportações indianas e a grande oferta do grão no Mercosul desempenham um papel fundamental.
Segundo estimativas da Associação de Cultivadores de Arroz do Uruguai (ACA), espera-se uma redução na área plantada entre 8% e 10% em relação ao ano anterior, quando atingiu 182.000 hectares. Segundo o presidente da associação, Guillermo O’Brien, em entrevista ao Rurales de El País, a área deverá atingir entre 165.000 e 170.000 hectares de arroz.
Colheita recorde na última campanha
No outono passado, a colheita de arroz atingiu um volume recorde, o maior da história do Uruguai , enquanto os rendimentos também atingiram níveis promissores em meio a um contexto internacional que parecia desfavorável ao setor, onde os preços dos grãos não estavam atingindo níveis promissores.
Assim, foi alcançada a maior safra de arroz já registrada, mantendo o crescimento histórico de 100 quilos de arroz por ano. O Uruguai , por sua vez, conseguiu aumentar sua área em 30.000 hectares, alcançando a terceira maior produtividade média da história.


