Vitrine Tecnológica espera a visita de mais de 2 mil produtores
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) traz as principais estratégias de manejo para altas produtividades na Vitrine Tecnológica. As recomendações do Projeto 10 estão entre os destaques da maior vitrine do agronegócio arroz.
A 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz inicia com uma série de roteiros e palestras sobre a orizicultura nesta quinta-feira (25), no Parque do Sindicato Rural de Camaquã. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) traz as principais estratégias de manejo para altas produtividades na Vitrine Tecnológica. As recomendações do Projeto 10 estão entre os destaques da maior vitrine do agronegócio arroz.
Os pesquisadores e agrônomos do Irga acompanham grupos de produtores durante as visitações a vitrine e roteiros técnicos esclarecendo dúvidas e orientando os agricultores que buscam soluções, técnicas e recomendações para suas lavouras. A expectativa é que mais de 2 mil produtores devem percorrer as 14 estações apresentadas por 12 entidades, entre elas, instituições de pesquisa e empresas privadas ligadas ao setor arrozeiro. Segundo o supervisor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Luis Antônio Valente, foram organizadas 27 excursões vindas de municípios de todas as regiões arrozeiras do Estado
O Irga apresenta no centro Tecnológico o Projeto 10, Manejo para alta produtividade, as cultivares com alto potencial produtivo, como a IRGA 417, IRGA 423, IRGA 424 e IRGA 425. A grande novidade é a variedade IRGA 425, lançada em 2009, desenvolvida especificamente para o sistema de cultivo pré-germinado, adaptada para todas as regiões do Estado e será comercializada no ano de 2011. Os produtores também poderão conferir as recomendações de adubação, o manejo correto da uréia, irrigação, e a aplicação de herbicidas para combater o arroz vermelho, principal erva daninha da lavoura de arroz.
A mostra também conta com a visita ao estande das tecnologias mais limpas da propriedade e da lavoura de arroz. Neste espaço, a pesquisadora do Irga, Vera Mussoi Macedo e o consultor técnico Claudio Mario Mundstock, apresentam as práticas ambientalmente corretas que são estabelecidas pelo Projeto Tecnologias Mais Limpas também preconizadas pelo Projeto 10. Mundstock orienta os agricultores para o armazenamento de resíduos e embalagens vazias, a coleta seletiva e destinação adequada do lixo, o recolhimento de baterias, lâmpadas e pilhas, além da racionalização do uso da água e energia elétrica na propriedade rural. Macedo destaca a importância também do uso correto das práticas de manejo para obter altas produtividades. Essas recomendações protegem o meio ambiente, alertou Mundstock. O Selo Ambiental que garante a qualidade do produto e os passos para obter a certificação também estão amostra no local.
Para o conselheiro do Irga representando o município de Tapes, Juarez Petry de Souza, a vitrine tecnologia está muito bem apresentada com tecnologias de um excelente desempenho. A logística do Parque ficou adequada: a vitrine ao lado dos auditórios de palestras facilitou o deslocamento dos arrozeiros que querem participar da programação que oferece o mais moderno para o arroz, destacou.
O presidente do Irga, Maurício Fischer, e os diretores, técnico, Valmir Menezes, administrativo, Rafael Mallmann e comercial, Rubens Silveira, participam do evento e conferem palestras, debates, roteiros, exposição de máquinas e implementos agrícolas, além das principais tecnologias para a orizicultura gaúcha.
Visite a casa do Irga no Evento e adquira as últimas edições da Revista Lavoura Arrozeira e folderes técnicos com orientações de manejo para a lavoura. Os visitantes poderão degustar produtos à base de arroz e derivados que são oferecidos no trailler do Irga.
A Colheita do Arroz de 2010 é promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), e tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Irga. O evento se estende até sábado (27/02), onde acontece a solenidade de abertura oficial da colheita com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas ao setor orizícola.