13º Congresso Brasileiro do Arroz apresenta tecnologias e inovações
Mariângela Hungria é uma das estrelas do Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado
(Por Embrapa) Nesta terça-feira (12), inicia o , realizado nas dependências do Sesi e Clube Brilhante, em Pelotas. Após 10 anos, a edição volta ao município gaúcho, contando com uma dinâmica e técnica, centrada em temas atualizados sobre mercado, genética, clima e insumos, os quais possuem conhecimentos disponíveis através de conhecimento, tecnologia e inovação. O evento é promovido pela Sociedade Sul-Brasileira do Arroz Irrigado (Sosbai) e pela Embrapa, contando com a participação da Epagri, Irga e algumas principais Universidades do Estado como a UFPel, Ufrgs e Ufsm. O evento pretende reunir cerca de 700 participantes durante os quatro dias de programação, que se encerra dia 15.
O Congresso vai contar com uma programação ampla, tendo em seus painéis técnicos o foco da realização do evento: contar com a presença de personalidades consideradas referência nos temas para apresentar visões e possibilidades de uso e aplicação de conhecimento e tecnologias disponíveis na cultura do arroz. Entre estes convidados, destaca-se a participação da pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina,PR), Mariangela Hungria.
Pesquisadora Nobel da Agricultura
A pesquisadora Mariangela Hungria premiada neste ano pelo World Food Prize, conhecido como Nobel da Agricultura estará em Pelotas para apresentar seu trabalho com a Produção de Insumos Biológicos no Brasil, já que trabalha há décadas com Biotecnologia do Solo, com ênfase em processos microbianos de fixação biológica do nitrogênio e outros mecanismos de promoção de crescimento de plantas, microbiologia aplicada à agricultura, básica e aplicada. Mariangela já recebeu mais de 30 premiações nacionais e internacionais e possui mais de 500 publicações técnico-científicas. Ela vai compor as personalidades do Painel 4, do dia 14 de agosto, das 13h30 às 15h30 sobre Desafios e Oportunidades para o Uso de Bioinsumos em Arroz Irrigado.
Painéis do Congresso
O Congresso vai contar com quatro painéis. Os dois primeiros ocorrem dia 13 de agosto que vão tratar sobre Mercado de Arroz, das 8h às 10h, ao falar sobre como é o mercado na Europa e no Brasil, além de ser conhecida a Campanha Nacional: Arroz para todos os dias. Na sequência do dia, das 13h30 às 15h30, ocorre o segundo painel que irá tratar dos Avanços no Melhoramento Genético do Arroz, sendo possível conhecer os desafios e oportunidades do melhoramento de plantas para a produção sustentável de arroz, assim como, para resistência a doenças e pragas.
No dia 14 de agosto, acontecem os dois últimos painéis. O terceiro, das 8h às 10h, vai falar sobre Impactos e Desafios do Arroz Irrigado face às Mudanças Climáticas, onde a discussão vai levar para a situação no Mundo e no Brasil, e ainda, indicar estratégias possíveis para mitigação e adaptação do arroz irrigado diante desta realidade. Por fim, ocorre o quarto e último painel do evento que vai abordar Desafios e Oportunidades para Uso de Bioinsumos em Arroz Irrigado, das 13h30 às 15h30, onde serão mostrados o que há de pesquisa e de produção desses insumos no Brasil, tornando-o um País mais independente de insumos agrícolas importados e utilizando produtos sustentáveis e disponíveis no território brasileiro. Todos os palestrantes podem ser conhecidos através da programação, onde constam seus minicurrículos.
Conferência Magna
No dia 12, das 19h30 às 20h30, após a realização ao longo do dia dos seis minicursos simultâneos a cada turno, será oferecido aos participantes a Conferência Magna Semeando Conhecimento, alimentado o Brasil, proferida pelo engenheiro agrícola Paulo Hermann, da Fiergs/RS. Logo após a sessão solene de abertura do Congresso. Todas as atividades no auditório do parque do Sesi Pelotas.
O palestrante Paulo Hermann é Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2021, neste mesmo ano, foi considerado umas das 500 autoridades mais influentes da América Latina, pela publicação Boomberg Línea. Em maio de 2022, foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a Medalha do Mérito Farroupilha, pela dedicação no agronegócio.
O 13º Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado é voltado à participação de pesquisadores, professores, técnicos, profissionais ligados ao agronegócio, estudantes e produtores para a apresentação e discussão de inovações científicas e resultados de pesquisas direcionadas ao setor orizícola.