15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz movimenta a campanha gaúcha

O município de Dom Pedrito (RS) realiza uma série de obras para receber milhares de visitantes no mais importante evento da produção orizícola brasileira.

O município de Dom Pedrito, na região da Campanha gaúcha, já vive o clima da 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, evento que realizará de 24 a 27 de fevereiro. A cidade passa por uma série de obras de infra-estrutura para receber mais de 10 mil visitantes, entre técnicos, produtores, estudantes e público em geral.

Este é o maior evento brasileiro dedicado à produção orizícola. Nestes quatro dias, produtores do país e do Mercosul estarão mobilizados em um encontro de grande relevância para o futuro da orizicultura, a difusão de tecnologias para alta produtividade, o debate das questões mercadológicas, políticas setorial e agrícola e a exposição de máquinas, equipamentos e insumos em geral.

O vice-prefeito Gilberto Raguzzoni, que também é presidente da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, promotora do evento, revela que a cidade está recebendo nova sinalização e passando por um processo de embelezamento. As maiores atenções no que diz respeito às obras, no entanto, estão concentradas no Parque Juventino Corrêa de Moura, do Sindicato Rural. Recentemente reformado e ampliado para o Farm Show, o parque está passando por uma revisão nas instalações elétricas e sanitárias.

Também está sendo instalado em área anexa um estacionamento para aproximadamente mil veículos, segundo explicou o coordenador-geral do evento Renato Rocha. Só no parque são esperadas mais de 25 mil pessoas para os shows de Rui Biriva, Osvaldir e Carlos Magrão, a exposição de máquinas, equipamentos, insumos, palestras técnicas, reuniões e assembléia-geral da Federarroz.

VITRINE

A Estância Guatambu, que será o palco da vitrine tecnológica e para visitação às lavouras do Projeto 10, passou por obras para facilitar o acesso e a montagem da infra-estrutura técnica da 15ª Abertura. O proprietário da Guatambu e também presidente da Federarroz, Valter José Pötter, acredita que perto de 10 mil produtores, técnicos e estudantes devem passar pela área de demonstração nos quatro dias do evento.

Uma prévia acontecerá na próxima terça-feira 25, quando a vitrine tecnológica será apresentada em uma tarde de campo programada pela Associação de Agricultores de Dom Pedrito, o Instituto Rio-grandense do Arroz e Serrana Fertilizantes.

A 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz também tem impacto sócio-econômico para toda a região da Campanha gaúcha, proporcionando movimento expressivo em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais de Dom Pedrito, Bagé e Santana do Livramento. O evento tem convidados ilustres, como o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, o governador do Estado Germano Rigotto e o ministro da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Roberto Rodrigues.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter