17a Abertura apresenta o melhor da tecnologia

Empresas de insumos apresentarão as melhores tecnologias para a alta produtividade.

O maior desafio da orizicultura irrigada é fechar uma equação das mais difíceis: ganhar produtividade, manter alto padrão de qualidade e reduzir os custos de produção e o impacto ao meio ambiente. Dependente de diversos fatores externos, principalmente das variáveis de mercado para definir preços e do clima para definir produtividade, o arrozeiro poderá identificar soluções para de manejo na Vitrine Tecnológica da 17a Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

O evento acontecerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em São Gabriel (RS), de dois a quatro de março. O engenheiro agrônomo do IRGA, em São Gabriel, Getúlio Lázaro de Morais, integra a Comissão Técnica e acompanha diariamente os trabalhos de manejo.

Segundo ele, os mais de 10 mil produtores de arroz e técnicos esperados para a visitação da Vitrine Tecnológica, terão muitas novidades para ver.

– Neste espaço, as principais empresas e centros de pesquisa estarão concentrando o que há de melhor em tecnologia para alta produtividade e controle de qualidade do produto na lavoura – explica.

O coordenador da Comissão Técnica, engenheiro agrônomo Gaspar Acácio Oliveira Santana, da Cooplantio, explica que a Vitrine está com um desenvolvimento acima do esperado, pois trata-se de uma área nova (dentro do parque, onde nunca foi plantado arroz), com uma bem montada infra-estrutura de irrigação.

– O clima tem ajudado muito e o desenvolvimento das variedades é perfeito. Esta vitrine é um espelho do que acontece na lavoura gaúcha, pois serviu de teste e precisou de toda a atenção que uma lavoura de alta qualidade exige, como manejo integrado e tratamento especial, para algumas variedades, a fim de evitar perdas que poderiam ser causadas por casos de toxidez por ferro – frisou Santana.

Este tratamento utilizou nitrogênio, cloreto e adubação foliar. Além das estações de melhoramento e cultivares, que serão apresentadas, as empresas de insumos vão apresentar novas e importantes informações sobre uso de fungicidas, adubação diferenciada (novas recomendações), fertilizante foliar e comparativo no controle e redução do impacto de toxidez por ferro, problema que vem afetando algumas das principais variedades de arroz irrigado no Rio Grande do Sul nas duas últimas safras.

Participarão da Vitrine Tecnológica da 17a Abertura Oficial da Colheita do Arroz o Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA a Embrapa Clima Temperado, RiceTec, Dow AgroScience, FMC, BASF e Atlantis.

Mais informações:

Associação de Arrozeiros de São Gabriel
(55) 3237 2289
Email: plederes@hotmail.com

Federarroz:
(53) 3243 6002 (D. Pedrito) e (55) 3232 4815 (S. Gabriel)
e-mail: federarroz@terra.com.br

Cleiton Santos – Assessor de Imprensa
(51) 9281 9295
e-mail: soarrozrs@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter