1ª Semana do Conhecimento reúne produtores de arroz irrigado, banana e maracujá em Jacinto Machado
Na terça, será realizado o 3º Seminário Regional Sul Catarinense de Arroz Irrigado que trará palestras sobre manejo de pragas, monitoramento de resíduos de agroquímicos e aspectos gerenciais da propriedade rural.
Os agricultores de Jacinto Machado, Sul do Estado, terão três dias de palestras voltados para as culturas de arroz irrigado, banana e maracujá.
Entre os dias 29 e 31 deste mês, a Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) realizam a 1ª Semana do Conhecimento que contempla o 3º Seminário Regional Sul Catarinense de Arroz Irrigado, o 4º Seminário Regional da Cultura da Banana e 3º Seminário Regional da Cultura do Maracujá.
A abertura do evento será nesta terça-feira, 29, às 8h30min no auditório da Cooperja, e contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.
Este é o primeiro ano que a Cooperja reúne os três seminários em um único evento, buscando otimizar recursos e dar maior visibilidade à Semana do Conhecimento.
Na terça, será realizado o 3º Seminário Regional Sul Catarinense de Arroz Irrigado que trará palestras sobre manejo de pragas, monitoramento de resíduos de agroquímicos e aspectos gerenciais da propriedade rural.
Na quarta, 30, é a vez do 6º Seminário Regional da Cultura da Banana com palestras sobre a renovação de bananas, o manejo de cacho em pré e pós-colheita e a nutrição e adubação. Por fim, na quinta, 31, será o 3º Seminário Regional da Cultura do Maracujá que trará palestras sobre o cultivo de hortaliças, genética e produção de mudas, identificação e controle de verrugose e bacteriose.
Além disso, nos três dias acontecerá uma palestra sobre a nova legislação ambiental e sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Segundo o representante da Cooperja e organizador do evento, Jordanis Hoffmann, a Semana do Conhecimento é uma ferramenta importante de disseminação e repasse de informações. “É o elo fundamental entre quem gera tecnologia, os pesquisadores, e quem faz a atividade do agronegócio evoluir, os agricultores.”, declara.
Os agricultores interessados em participar da Semana do Conhecimento devem fazer a inscrição antecipadamente ao custo de R$ 10,00 por seminário.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas nas lojas agropecuárias Cooperja, ou com os vendedores externos.
O evento é organizado pela Cooperja e Epagri e apoiado pelo Sindicato dos Produtores e Trabalhadores Rurais de Jacinto Machado.