30% do arroz produzido em Mato Grosso sairá do Nortão
O Norte do Mato Grosso é a principal região produtora de arroz do Centro-Oeste brasileiro.
Os orizicultores de Sinop e região estão apenas esperando as chuvas começaram para também iniciarem o plantio da safra 2004/05. Os trabalhos de preparo do solo já terminaram e os produtores só estão esperando a natureza fazer a sua parte.
Este ano, a região que abrange além de Sinop as cidades de Cláudia, Vera, Santa Carmem, Itaúba e outras deve plantar cerca de 200 mil hectares com arroz, o equivalente a 33% da área total que deve ser cultivada este ano no estado, 15 mil a mais que na safra 2003/2004, quando foram cultivados cerca de 585 mil hectares com a cultura.
A região, considerada a maior produtora do estado e até do Centro-Oeste, deverá ter uma produção maior que as outras regiões de Mato Grosso. Segundo dados da APA (Associação dos Produtores de Arroz) de Mato Grosso, enquanto que nos outros municípios a produção deve chegar entre 3 a 3,2 mil kg por hectare, os produtores do Nortão poderão colher até 5 mil kg por hectare.
– Nossa região sempre teve uma produtividade maior que aos outras do estado, isso já é histórico. Acredito que se o clima colaborar este ano não será diferente, apostou o presidente da
associação, Ângelo Carlos Maronezzi.
Caso as previsões de Maronezzi se concretizarem, na região cerca de 200 mil toneladas do grão devem ser retiradas das lavouras este ano.


