30% do arroz produzido em Mato Grosso sairá do Nortão

O Norte do Mato Grosso é a principal região produtora de arroz do Centro-Oeste brasileiro.

Os orizicultores de Sinop e região estão apenas esperando as chuvas começaram para também iniciarem o plantio da safra 2004/05. Os trabalhos de preparo do solo já terminaram e os produtores só estão esperando a natureza fazer a sua parte.

Este ano, a região que abrange além de Sinop as cidades de Cláudia, Vera, Santa Carmem, Itaúba e outras deve plantar cerca de 200 mil hectares com arroz, o equivalente a 33% da área total que deve ser cultivada este ano no estado, 15 mil a mais que na safra 2003/2004, quando foram cultivados cerca de 585 mil hectares com a cultura.

A região, considerada a maior produtora do estado e até do Centro-Oeste, deverá ter uma produção maior que as outras regiões de Mato Grosso. Segundo dados da APA (Associação dos Produtores de Arroz) de Mato Grosso, enquanto que nos outros municípios a produção deve chegar entre 3 a 3,2 mil kg por hectare, os produtores do Nortão poderão colher até 5 mil kg por hectare.

– Nossa região sempre teve uma produtividade maior que aos outras do estado, isso já é histórico. Acredito que se o clima colaborar este ano não será diferente, apostou o presidente da
associação, Ângelo Carlos Maronezzi.

Caso as previsões de Maronezzi se concretizarem, na região cerca de 200 mil toneladas do grão devem ser retiradas das lavouras este ano.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter