40% das lavouras estão florescendo no Vale do Rio Pardo
A expectativa é que até o dia 13 de fevereiro a safra já possa ser colhidas nestes locais.
Cerca de 40% das lavouras na Região do Vale do Rio Pardo já estão na fase reprodutiva, período no qual surgem as flores que dão origem aos grãos de arroz. Segundo levantamento do Instituto Riograndense, uma parcela das lavouras que foi plantada no cedo já está na fase de maturação.
A expectativa é que até o dia 13 de fevereiro a safra já possa ser colhidas nestes locais. Mas a colheita deve se intensificar a partir dos primeiros dias de março. Este ano, Candelária foi um dos primeiros municípios do Estado a fazer o plantio de arroz e, consequentemente, deve ser um dos primeiros a colher.
A produtividade da lavoura de arroz deve ficar em torno de 7 mil e 100 quilos por hectare. Mesmo com um período de estiagem no início do desenvolvimento das plantas, ainda não se tem dados suficientes para a avaliação se vão ocorrer perdas.
As lavouras necessitam apenas de luminosidade para garantir boa produtividade. Outro detalhe importante que motiva um alerta aos produtores é em relação ao monitoramento de pragas, como o percevejo e a lagarta da panícula. As lavouras de arroz semeadas em novembro e dezembro apresentam maior consumo de água, pois muitas tiveram de ser irrigadas para a ocorrência de uma germinação mais efetiva. 77% seguem em desenvolvimento vegetativo.
Caso persistam as boas condições para a cultura, é provável que o Estado ultrapasse novamente os sete milhões de toneladas.