Cotações da Ásia enfraquecem com queda da demanda e do valor das moedas

 Cotações da Ásia enfraquecem com queda da demanda e do valor das moedas

Vietnã espera exportar de 800 a 900 mil t em abril

(Por Planeta Arroz) Os preços de exportação do arroz indiano caíram para os mais baixos patamares em três meses esta semana devido ao enfraquecimento da rúpia frente ao dólar dos Estados Unidos e à redução da demanda pelo grão, enquanto as referências de valor das variedades tailandesas subiram com o apoio de um baht mais forte e custos de frete mais altos.

A variedade de arroz com 5% de quebrados, parboilizada, da Índia, principal exportador global, <RI-INBKN5-P1> foi cotada a US $ 386 – $ 390 por tonelada – o menor valor desde 21 de janeiro, contra US $ 388 – $ 392 da semana passada.

“A rúpia fraca tem ajudado, mas a demanda está diminuindo entre os compradores na África”, afirmou um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, sul da Índia.

A rúpia indiana caiu para seu nível mais baixo em nove meses, na relação com a moeda estadunidense, aumentando a margem dos traders nas vendas ao exterior.

Enquanto isso, as cotações do arroz branco, com 5% de quebrados <RI-THBKN5-P1>, da Tailândia subiram para US $ 467 – $ 500 por tonelada diante de US $ 465 – $ 482 duas semanas antes, em grande parte devido ao recente fortalecimento do baht, moeda local, em relação ao dólar americano, disseram traders.

“Os preços estão altos há algum tempo devido à elevação dos custos de frete interno e marítimo, fazendo com que os compradores diminuam as aquisições”, explicou um agente de negócios internacionais de Bangkok.

Enquanto isso, o arroz com 5% de quebrados <RI-VNBKN5-P1> do Vietnã permaneceu inalterado em relação à semana anterior, em US $ 485 – $ 495 por tonelada- seu menor valor desde dezembro do ano passado.

“O comércio está lento, pois os importadores estão esperando que os preços caiam ainda mais”, afirmou um trader da província de An Giang, no Delta do Mekong, acrescentando que a oferta apertada devido à piora da situação do COVID-19 no Camboja e na Índia pode evitar que os preços realizem esta curva baixista esperada pelos importadores.

Traders prevêem os embarques de arroz do Vietnã em 700.000-800.000 toneladas este mês, ante 539.040 toneladas em março.

“Os exportadores estão se concentrando no cumprimento de contratos assinados com clientes de Cuba, Bangladesh e Síria”, informououtro trader da cidade de Ho Chi Minh.

Enquanto isso, Bangladesh assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Tailândia para importar até 1 milhão de toneladas de arroz por ano até 2026 no início desta semana, disseram funcionários do Ministério da Alimentação.

Os preços domésticos do arroz aumentaram novamente esta semana em meio a um bloqueio provocado pelo COVID-19, que foi prorrogado até 28 de abril.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter