Brasil já semeou quase 90% da área de arroz prevista para 2023/24
(Por Planeta Arroz) O Brasil já semeou 87,7% da área prevista para a safra de arroz na temporada 2023/24. As informações são do relatório semanal de avanço da safra de grãos apresentado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo a empresa, no Rio Grande do Sul, o tempo seco e as temperaturas mais elevadas na região Central favoreceram o avanço na semeadura. A maior radiação solar foi benéfica para o desenvolvimento, principalmente para as plantas que iniciam o período reprodutivo.
Já no segundo principal estado produtor de arroz do Brasil, Santa Catarina, os dias com maior insolação favorecem as lavouras em florescimento, assim como os tratos fitossanitários que se intensificam no controle de manchas foliares e da brusone, doença fúngica importante para a cultura.
No Maranhão, a colheita das lavouras de arroz irrigado, localizadas nas regiões Norte e Centro, do Estado está avançada em mais de 80% da área. Já nas regiões de cultivo de arroz sequeiro, a semeadura foi iniciada no Norte, Centro e Sul do estado.
Em Goiás, a área cultivada sob pivôs atinge 81% da previsão de semeadura. Enquanto isso, as lavouras irrigadas de tabuleiros seguem em diferentes estágios de desenvolvimento e apresentam boa sanidade.
No estado do Tocantins, já receberam sementes 85% da superfície projetada pela Conab. Algumas lavouras estão em floração e enchimento de grãos.
Em Mato Grosso, devido aos baixos volumes de chuva, a semeadura tem sido realizada de forma lenta e
alguns talhões tiveram seu crescimento vegetativo prejudicado.