Clima preocupa safra de Primavera na China
(Por Revista Planeta Arroz / AgroDados) A China alcançou um progresso suave na safra da primavera, com áreas de semeadura planejadas superiores a 950 milhões de mu (63,33 milhões de hectares) para a temporada de 2024. Cerca de 7,6% dos grãos da primavera do país foram semeados e mais de 80% das primeiras mudas de arroz foram transplantadas, informou o China Media Group (CMG) no sábado, citando dados do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais.
Especialistas e membros da indústria disseram que a situação geral do plantio na primavera do país é estável, com um impacto limitado de alguns desastres naturais recentes na parte sul da China.
As atividades de semeadura na primavera desempenham um papel vital para os principais celeiros no norte da China que realizam apenas uma semeadura única, disse Li Guoxiang, pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural da Academia Chinesa de Ciências Sociais, ao Global Times no sábado, acrescentando que o armazenamento dos principais celeiros no nordeste da China terá um impacto significativo nas reservas de cereais do país.
Os especialistas sublinharam que os recentes desastres naturais no sul da China terão um impacto limitado na sementeira geral da Primavera do país.
O foco da semeadura de primavera no sul da China é o arroz, e suas boas condições de cultivo fornecerão uma base sólida para a produção de grãos do ano, disse Guo Tao, professor de agricultura da Universidade Agrícola do Sul da China, ao Global Times no sábado.
Guo disse que o atual cultivo centralizado e mecanizado de mudas de arroz pode efetivamente reduzir o impacto do clima severo sobre o arroz, já que a temperatura e o ambiente podem ser bem controlados.
Um recente desastre com vento e granizo no leste da China, na província de Jiangxi afetou 11 cidades ao nível de província, como Nanchang e Jiujiang, com um total de 313 mil pessoas afetadas. Danificou 22.700 hectares de plantações, sendo 668,9 hectares completamente destruídos, informaram meios de comunicação, citando autoridades locais.
A área de semeadura na primavera no sul da China representa uma porção relativamente pequena da área total de plantio do país, portanto o mau tempo na Província de Jiangxi tem pouco impacto na situação geral da semeadura na primavera em todo o país, disse Li.
O plantio em escala industrial na parte sul da China também ajudou a reduzir o impacto do desastre nas colheitas, para controlar melhor a perda da semeadura da primavera, observou Li.
As autoridades competentes reforçaram o apoio às províncias do sul da China para lidar com a ajuda humanitária em caso de condições meteorológicas extremas durante a temporada. Em março, o Ministério das Finanças da China e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais alocaram 830 milhões de yuans (117,04 milhões de dólares) para apoiar 12 províncias na prevenção e ajuda humanitária de desastres visando a produção agrícola.