Pesquisadores chineses mapeiam o pan-genoma do arroz
(Por Planeta Arroz, com Xinhua) Pesquisadores chineses apresentaram genomas quase completos de 13 espécies representativas de arroz selvagem e construíram um mapa ultrapan-genômico do arroz.
Ao integrar quatro genomas publicados anteriormente para análise pan-genômica, os pesquisadores da Academia de Ciências Agrícolas de Jiangxi e da Universidade de Hebei identificaram um total de 101.723 famílias de genes de arroz.
Eles descobriram 63.881 novas famílias de genes no arroz cultivado, expandindo os genes de arroz disponíveis em 1,7 vezes.
Além disso, os pesquisadores identificaram 7.048 genes de resistência no gênero arroz, incluindo 237 famílias de genes de resistência no arroz cultivado e 384 no arroz selvagem.
Isso revelou que os genes de resistência do arroz cultivado tendem a existir em grupos, enquanto os do arroz selvagem permanecem principalmente na forma única.
O estudo foi publicado recentemente no periódico Nature Communications. Ele expandiu muito o pool genético para o melhoramento genético do arroz e facilitou a utilização inovadora de sementes de arroz selvagem, além de dar suporte à pesquisa sobre a evolução e domesticação do arroz.