Corrientes se consolida como grande produtora de arroz da Argentina

 Corrientes se consolida como grande produtora de arroz da Argentina

(Por Planeta Arroz, com El Litoral) Após um plantio recorde de 110.000 hectares e com previsões de bons rendimentos, a província argentina de Corrientes está consolidando sua posição como a principal província produtora de arroz do país. Esses dados foram confirmados no dia da Abertura da Colheita de Arroz na cidade de Mercedes, onde toda a cadeia de atividades se concentrou.

Na última quinta-feira, ocorreu na cidade de Mercedes a abertura oficial da colheita de arroz da safra 2024/25. Este é um evento tradicional da indústria do arroz, que, embora tenha sido descontinuado nos últimos anos, voltou a ser o foco do setor: por isso, estiveram presentes produtores, industriais, técnicos, fornecedores de insumos e autoridades dos governos provinciais e nacional.

O evento foi organizado pela Associação de Produtores de Arroz de Corrientes (ACPA) e pela INTA. Pela manhã, foram realizadas palestras técnicas e de mercado na Estação Experimental Agrícola Inta Mercedes e, em seguida, a atividade foi transferida para a Estância El Rocío, de propriedade da Copra SA, onde foi realizada a abertura e demonstração de colheita em uma área de arroz plantada por esta empresa agrícola.

A este respeito, cabe destacar que o governo provincial esteve representado pelo vice-governador, Pedro Braillard Poccard, pelo ministro da Produção, Claudio Anselmo, e autoridades daquela área do governo. Autoridades nacionais também participaram.

Durante o dia, foram revelados dados interessantes sobre a campanha, com base em pesquisas realizadas pela Acpa e pela Bolsa de Cereales de Entre Ríos. A semeadura em Corrientes atingiu 110.000 hectares, com um crescimento interanual de 18%. A província continua liderando a produção nacional de arroz, respondendo por 48% das terras cultivadas do país.

Mas não foi só Corrientes que cresceu em sua área plantada. As outras províncias produtoras de arroz também tiveram aumentos em suas áreas de cultivo, atingindo um total nacional de 228.050 hectares, com um crescimento anual de 13% em comparação ao plantio de 2023/24.

O Ministro da Produção, Claudio Anselmo, destacou que “apesar das altas temperaturas das últimas duas semanas, que afetaram algumas áreas, a colheita vem se desenvolvendo com rendimentos muito bons, o que nos permite antever uma produção histórica para o setor”. Ele acrescentou que “Corrientes está se consolidando como a principal província produtora, representando 48% da superfície cultivada e com perspectivas de uma porcentagem ainda maior na produção, graças a melhores rendimentos em algumas áreas”.

Ele também destacou o papel do governo provincial e do governador Gustavo Valdés no apoio à produção de arroz, com investimentos em logística, infraestrutura e estradas rurais para otimizar a competitividade do setor. “Nossos produtores são muito eficientes e trabalhamos para garantir que eles não percam essa eficiência nos custos logísticos”, disse ele.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter