75% da lavoura de arroz esta plantada em Cachoeira do Sul (RS)

Depressão Central gaúcha ainda está entre as regiões mais atrasadas no plantio dessa safra.

O plantio do arroz avançou para 75% nesta semana em Cachoeira do Sul, segundo dados do levantamento semanal do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O tempo mais seco favoreceu os produtores, que estão correndo contra o tempo para finalizar o plantio e garantir médias de produtividade satisfatórias nesta safra. A previsão de tempo mais seco nesta semana deve favorecer ainda mais os arrozeiros.

De acordo com o coordenador regional do Irga, Jaceguay de Barros, a previsão de término do plantio é para a primeira semana de janeiro. Até o momento, segundo ele, o Irga ainda não trabalha com possibilidade de redução de área, já que tem se observado condições de plantio em todas as áreas até agora trabalhadas. Além disso, o plantio desta safra está estimulado pela perspectiva de melhora no mercado do arroz para o primeiro semestre de 2010, com preços mais atrativos do que os da safra anterior, explica Jaceguay.

O engenheiro agrônomo explica que para obter um melhor potencial de produção, o produtor deve estar atento a dois fatores básicos neste começo de safra: o primeiro deles é controlar o uso de adubação hidrogenada para evitar excesso de desenvolvimento vegetativo e consequente ação de agentes que provocam doenças, como os fungos. O segundo fator é o cuidado para não atrasar a irrigação, considerada de vital importância no período de 10 a 12 dias após a emergência da planta.

Pelas projeções iniciais, deverão ser plantados em Cachoeira 39.650 hectares, com uma média de produtividade de 7,5 mil quilos por hectare. De um modo geral, o plantio do arroz está terminando no Rio Grande do Sul. O excesso de chuva atrapalhou muito e a área cultivada deverá ser menor que a prevista em nível de Estado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter