Hoje tem dia de campo do Irga em Cachoeira do Sul

Primeiras cargas de arroz que chegaram à indústria cachoeirense revelam uma produtividade próxima ao seis mil quilos por hectare.

As novidades no sistema de produção de arroz e a melhor forma de comercialização da safra deste ano são temas que estarão em debate hoje em Cachoeira do Sul. O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) fará hoje, a partir das 14h, um dia de campo na sua unidade de apoio a pesquisas, junto à Barragem do Capané. Os produtores e técnicos do setor também farão uma reunião hoje, a partir das 20h, no CTG José Bonifácio Gomes.

O encontro da cadeia produtiva será para definir estratégias de comercialização da safra e também a organização de uma comitiva cachoeirense que participará das festividades da abertura da colheita de arroz no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Vitória do Palmar.

Para o dia de campo do Irga são esperadas cerca de 200 pessoas, que irão participar de palestras sobre a fertilidade e nutrição de arroz irrigado, práticas de manejo e controle de insetos, evolução de cultivares, linhagens e híbridos na produção de sementes, sistema de produção da variedade Clearfild (controle de arroz vermelho) e demonstração de equipamentos para a lavoura.

O dia de campo do Irga será uma boa oportunidade de mobilização dos produtores de arroz para a reunião das 20h, no CTG José Bonifácio Gomes. Segundo Paulo Menezes, vice-presidente da União Central dos Rizicultores, a reunião das 20h será importante para definir estratégias de mercado, visando manter o preço do arroz em alta (R$ 35,00 a saca de 50 quilos).

NÚMEROS

Segundo Jorge Cremonese, do departamento técnico do Irga, estão sendo cultivados em Cachoeira do Sul 38.488 hectares de arroz. No ano passado a área plantada foi menor, cerca de 34 mil hectares. “Este ano os produtores estavam mais tranqüilos com as previsões climáticas. O fato de não ter El Niño este ano fez muitos produtores plantarem mais, principalmente nas regiões mais baixas, próximas ao rio”, comenta José Patrício de Freitas, do departamento técnico do Irga.

O presidente da Cooperativa Agrícola Cachoeirense (Coriscal), Sérgio Castagnino, observa que as primeiras cargas de arroz colhido em Cachoeira do Sul revelam que a produtividade ficará próxima ao seis mil quilos por hectare. “A qualidade do arroz recebido pela Coriscal está dentro da normalidade, na casa de 58% de grãos inteiros”, comenta Castagnino.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter