Basf apresenta sua arma para terminar com o vermelho
Arroz Clearfield já está sendo experimentado em cerca de 40 mil hectares no Rio Grande do Sul. Para 2004 está sendo projetada uma área plantada de 100 mil hectares.
A Basf, uma das empresas líderes no mercado mundial de defensivos agrícolas, apresentou hoje, em Porto Alegre, para representantes dos veículos de comunicação voltados ao setor arrozeiro, as vantagens do sistema Clearfield. A variedade está sendo desenvolvida pela Basf em parceria com o Irga e a Rice Tec e tem como grande vantagem a eliminação do arroz vermelho, praga da lavoura que reduz em média 20% da produtividade.
Segundo os técnicos da Basf, o novo sistema já está sendo experimentado em cerca de 40 mil hectares no estado. Para 2004 está sendo projetada uma área plantada de 100 mil hectares.
O sistema Clearfield apresentado pela Basf foi visitado também ontem por produtores rurais durante o dia de campo do Irga na unidade de pesquisas da Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul (RS). O evento reuniu pouco mais de 100 produtores e técnicos do setor orizícola.
Além da visita na lavoura com o Clearfild, os participantes receberam informações sobre novas linhagens que estão sendo desenvolvidas, técnicas de manejo, fertilidade e nutrição de arroz irrigado, controle de insetos e a demonstração de equipamentos para a lavoura.
O sistema Clearfield é uma variedade desenvolvida especialmente para receber a aplicação do defensivo que elimina o arroz vermelho, o Only, mas não atinge a planta que foi selecionada a partir de cruzamento de variedades. O Clearfield está disponível para os produtores que reservarem sementes, o que pode ser feito junto ao Irga ou pelo telefone 0800-192500.
Estão disponíveis no mercado duas variedades, o Irga 422 CL e o Tuno CL. “Depois de mais de 10 anos de intensa pesquisa, estamos colocando no mercado brasileiro um sistema inovador e eficaz que atenderá as expectativas dos arrozeiros”, ressaltou Leandro Martins, gerente de produtos da Basf.