10 mil pessoas foram à Granja Darci Zanetti
O terceiro e último dia da 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Santa Vitória do Palmar/RS, foi encerrado em clima de festa neste domingo. Nos três dias, mais de 10 mil pessoas circularam na Granja Darci Zanetti, pagando R$ 36 mil.
O terceiro e último dia da 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Santa Vitória do Palmar/RS, foi encerrado em clima de festa neste domingo. Apesar do tempo nublado e da ausência do governador Germano Rigotto e do vice-presidente da República José Alencar, o evento superou as expectativas dos organizadores. A começar pelo faturamento da bilheteria: nos três dias, mais de 10 mil pessoas circularam na Granja Darci Zanetti, pagando R$ 36 mil.
Para o presidente do comitê gestor do evento, Marcos Petruzzi, a festa foi uma oportunidade para conscientizar a comunidade local da importância econômica do arroz para o município (a lavoura orizícola contribui com 80% do PIB da cidade).
Ainda mais importante, segundo Petruzzi, foi a realização das reuniões de trabalho da sessão pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa e da Câmara Setorial do Arroz do RS. Ambas foram uma oportunidade para se discutir, pública e abertamente, a principal preocupação dos arrozeiros no início da colheita: a comercialização do produto e a sustentação de preços.
Essa também foi a opinião do presidente da Associação dos Arrozeiros de Santa Vitória do Palmar, Paulo Bueno. Para ele, a festa atingiu seu objetivo maior, ao disponibilizar para os agricultores as inovações tecnológicas e científicas disponíveis no mercado, para aumentar a produtividade da lavoura.
Já o prefeito do município, Altiéres Terra de Carvalho, salientou o espírito de cooperativismo e o trabalho em conjunto de toda a comunidade para realizar um evento desse porte e que teve repercussões internacionais. Ao organizar a 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, Santa Vitória do Palmar fez sua parte para colocar em foco o cereal mais importante do mundo, em 2004, o ano internacional do arroz.