Show Safra mostra que o arroz é boa opção para plantio de primeira safra

Evento ocorrerá no próximo sábado, em Lucas do Rio Verde (MT) para apresentar as vantagens do arroz na rotação com soja e milho ou, mesmo, como cultura principal.

A Fundação Rio Verde, de Lucas do Rio Verde (SC), em parceria com empresas do agronegócio está promovendo o Show Safra, um evento semelhante aos dias de campo onde agricultores conhecem na prática as vantagens que a tecnologia pode trazer para o campo com mais rentabilidade e produtividade.

No próximo sábado (20) será a vez de conhecer mais sobre o arroz. A meta é fazer com que, a exemplo da soja, estas culturas sejam cultivadas na chamada primeira safra, e não apenas na safrinha, como é usual. O diretor de pesquisa da fundação, Clayton Giani Bortolini, explica que a meta é apresentar o arroz como alternativa rentável e produtiva para rotação com a soja e o milho.

O pesquisador disse que há quatro anos uma parceria com o Cirad vem garantindo bons resultados com o plantio direto em “áreas velhas”. Estas pesquisas, cita, vêm dando resultados excelentes, alcançando até 100 sacas de arroz por hectare em áreas onde durante anos foi cultivado soja.

Hoje, o plantio direto é o sistema mais utilizado pelos produtores, mas em áreas novas. Plantar em áreas velhas, também com o sistema direto, será um desafio lançado para os produtores. Utilizando toda a tecnologia adequada não é difícil se chegar a essa produtividade também em áreas velhas.

O Show Safra sobre milho e arroz acontecerá no sábado (20) a partir das 8h, no Centro Técnico da Fundação Rio Verde (CETEF), em Lucas do Rio Verde.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter