Buscada solução pacífica para lavouras em reserva indígena de RO

Relator excluirá fazendas de arroz da homologação de reserva indígena, mas índios e a Funai não estão dispostos a aceitar.

A homologação contínua da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, foi discutida na Câmara dos Deputados, na última sessão da comissão externa que avalia a demarcação das terras de 1,7 milhão de hectares. Paulo César Justo Quartiero, presidente da Associação dos Produtores de Arroz no Estado de Roraima, participou do encontro e apóia a decisão do relator do processo. Na próxima quarta-feira (24), o relator Lindbergh Farias apresentará seu parecer.

O deputado tentará encontrar uma saída pacífica para o impasse que se instalou na região. O presidente da Funai, Márcio Gomes, disse após audiência na Comissão Especial Externa das Questões Fundiárias do Senado que não é possível excluir áreas de dentro da reserva. Gomes informou que a região possui menos de 60 fazendas que serão indenizadas, e que os arrozeiros se estendem por mais 15 mil hectares fora da reserva.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter