Califórnia vai plantar arroz transgênico

Cerca de 50 hectares de uma lavoura comercial de arroz capaz de produzir proteínas humanas que serão usados em fármacos devem ser plantados nos Estados Unidos.

A companhia de biotecnologia Ventria Bioscience, da Califórnia (EUA), recebeu permissão para produzir a primeira safra americana de larga escala de arroz geneticamente modificado, destinado à produção de componentes medicinais. O arroz, com proteínas humanas, deve ser semeado no sul da Califórnia, longe dos 500 mil acres do cinturão de arroz do estado.

Segundo o executivo-chefe da companhia, Scott Deeter, devem ser plantados 120 acres com o arroz transgênico. A medida equivale a pouco menos do que 50 hectares.

Este arroz é especialmente desenvolvido para produzir proteínas humanas comuns, com utilização terapêutica como produtos orais de re-hidratação para diarréias severas. Para assegurar que não haverá cruzamento deste arroz transgênico com o produto comercial para consumo, a indústria do arroz do Estado da Califórnia prevê cobrança de uma multa de até 500 milhões de dólares. A produção desta variedade transgênica ocorrerá no Vale de Sacramento.

A Comissão de Arroz do Estado da Califórnia aprovou a instalação da lavoura sob a condição de rígido controle da plantação. O arroz modificado geneticamente seria cultivado em 10 condados da Califórnia que não têm nenhuma produção comercial de arroz.

Agricultores, ecologistas e advogados especializados em alimentação manifestaram-se contra a autorização, por medo de contaminação de outras lavouras de arroz e o consumo inadvertido, pela população, das variedades comerciais com o gene inserido por cruzamento não controlado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter