13ª Fenarroz dá ênfase ao Ano Internacional do Arroz
Fenarroz acontecerá em Cachoeira do Sul (RS) de 17 a 23 de maio. O evento prevê atividades técnicas e muitos negócios.
A comissão executiva da 13ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz 2004) está preparando uma programação especial para o lançamento da feira deste ano. O evento que dará a largada na divulgação da Fenarroz 2004 estará voltado às comemorações do Ano Internacional do Arroz, tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), primeira vez em que a entidade que reúne todos os países do mundo dedica a um produto específico.
Sob o slogan “O arroz é vida”, a comissão da Fenarroz 2004 vai preparar um evento de lançamento em que serão discutidos o papel do arroz na alimentação das nações e o futuro do grão na composição da ração diária dos povos do mundo.
Segundo o presidente da 13ª Fenarroz, empresário Érico Razzera, diversos fatores levaram a ONU a adotar 2004 como o Ano Internacional do Arroz. Entre elas, cita o presidente da feira, estão o aumento da fome, da desnutrição, da pobreza e de conflitos armados em décadas recentes.
Nos lugares onde o arroz é cultivado – nos deltas e vales dos maiores rios asiáticos, nos declives das montanhas do Himalaia, nas florestas tropicais africanas, nas terras áridas do Oriente Médio, ou nas várzeas brasileiras – ele faz parte da dieta diária das pessoas, está presente nas comemorações religiosas e festivas, em pinturas e músicas. Por isso, mais do que um simples alimento, o grão faz parte da sociedade, da cultura, da política, da economia. “Em resumo: o arroz é vida”.