Comércio mundial em queda, mesmo com aumento de produção
Comércio mundial apresenta indicativos de queda para 2004, apesar da safra ter uma produção maior. O consumo aumenta.
O prognóstico da Organização Mundial de Alimentos e Agricultura (FAO) da Organização das Nações Unidas (ONU) para o comércio mundial de arroz em 2004, que está em grande parte determinado pelo resultado da produção de 2003, foi reduzido ao redor de 800 mil toneladas em relação ao informe anterior, ficando em 25,5 milhões de toneladas. São 2,5 milhões de toneladas a menos que as estimativas para 2003.
A redução dos prognósticos para 2004 reflete principalmente uma expectativa de queda nas exportações da China e da India, maiores produtores mundiais, e revisões ascendentes para a Tailândia, Camboja, Egito, Estados Unidos e Uruguai.
A FAO também calculou em um primeiro prognóstico que a produção de arroz em casca para 2004 mostrava 4% de aumento em relação a temporada anterior, cerca de 613 milhões de toneladas, o que significaria um recorde.
Os resultados iniciais nas colheitas em andamento nos países da Ásia, da África e das Américas apontam um aumento de 3 milhões de toneladas em relação a temporada anterior. Soma-se a esta estimativa o fato de a Indonésia e a Malásia terem abertos 400 mil hectares de novas áreas para cultivo de arroz.