Brasil importa arroz beneficiado da Tailândia

Importação acontece em momento que os fretes e o mercado internacional estão em alta. Provavelmente, sem lucro.

A confirmação, pelo site internacional Oryza Rice Editor, de que uma empresa brasileira está importando 20 contêineres de arroz beneficiado da Tailândia gerou grande incredulidade no mercado interno. Segundo dados do site norte-americano, o navio estaria carregando esta semana no porto de Bangcok, devendo chegar em pouco mais de três semanas no Brasil.

A indústria gaúcha apressou-se a informar que não está participando da operação, pois os custos do mercado internacional estão acima dos praticados no mercado interno. Além do aumento real do preço dos fretes, em dólar, a cotação média do arroz beneficiado na Tailândia está entre as mais altas do mercado internacional.

Outro fator é a existência de taxas para a internação do produto. A Tarifa Externa Comum no Porto de Recife (PE), por exemplo, está na ordem de 16% para o arroz branco beneficiado e 18% para o parboilizado.

Por enquanto, a versão corrente é de que a importação estaria sendo bancada por um grupo de indústrias da região de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), que montou uma planta contando com as importações. Mais de 60% do produto trabalhado por este pólo teria como origem a Ásia e os Estados Unidos. O restante, de qualidade superior, seria comprado do Mercosul e da Fronteira-Oeste gaúcha para ser incorporado ao produto de pior qualidade e compor o blend.

Segundo esta versão, a compra faria parte de um contrato anterior ou seria uma primeira tentativa de experimentar o mercado. Outra possibilidade seria a da compra estar sendo realizada por uma grande cadeia de supermercados. Nenhuma empresa brasileira confirmou ainda a operação, que é considerada um tiro no pé por algumas lideranças da cadeia produtiva gaúcha.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter