Economista da Conab afirma que há isenção nos dados

Diante da polêmica sobre os números da safra de arroz no Brasil, que foram divulgados pela Conab, economista afirmou que os dados são isentos e traduzem a realidade da produção aferida pelos pesquisadores da companhia.

O economista da Conab Paulo Morcelli garantiu que os números divulgados no quarto levantamento da safra brasileira da Conab, estimando uma produção de 12.869 milhões de toneladas de arroz para a safra 2003/2004, traduzem a realidade do setor. Segundo ele, o trabalho foi desenvolvido com rigorosa metodologia científica, enquanto os números defendidos por entidades de produtores, normalmente, são estimadas sem este referencial tecnológico.

Morcelli afirmou que há isenção na divulgação da pesquisa pela Conab, que não tem nenhum interesse direto nas questões comerciais e de mercado das cadeias produtivas. Segundo ele, a companhia tem apenas o dever de informar as estatísticas, sem qualquer comprometimento setorial.

Para Morcelli, a contestação de alguns setores aos dados da Conab não é uma novidade e ocorre porque há muitos interesses envolvidos na questão. Segundo ele, é compreensível que os produtores preferissem a divulgação de uma safra menor para ter uma oferta mais ajustada e obter melhores preços pelo seu produto. “Mas, o nosso compromisso é com a verdade e os números a que chegamos são estes”, acrescentou.

Morcelli acompanhou pessoalmente o levantamento de dados da colheita em Santa Catarina, onde houve danos provocados pelo ciclone Catarina, e garantiu que os prejuízos não foram tão significativos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter