Governo moderniza sistema de avaliação da safra

Novo método poderá evitar o conflito de números que irrita os arrozeiros a cada safra. A “guerra da informação” foi tratada até como uma tentativa de tumultuar o mercado e derrubar os preços do arroz.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, lançou hoje (13) o Projeto de Aperfeiçoamento Metodológico do Sistema de Previsão de Safras no Brasil, durante solenidade na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Com o novo sistema de monitoramento da safra brasileira por satélite, passaremos a ter um levantamento de campo mais preciso e de maior confiabilidade das informações das safras. Além disso, as avaliações da produção de grãos serão feitas semanalmente, substituindo o atual modelo de amostragens a cada dois meses”.

O método poderá evitar o conflito de números que irrita produtores a cada safra. No último levantamento de safra, há pouco mais de uma semana, o Governo anunciou uma supersafra de arroz, com números bem maiores do que os previstos pela cadeia orizícola. A “guerra da informação” foi tratada até como uma tentativa de tumultuar o mercado e derrubar os preços do cereal.

Na primeira fase, o levantamento informatizado será implantado em seis estados – Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso –, nas lavouras de milho, café, soja, cana-de-açúcar e laranja. O mecanismo, que será implantado até 2006, utilizará geotecnologia, geoprocesamento por satélite, sistema de informações geográficas, modelos estatísticos de amostragem e agrometereológicos para avaliar a influência dos fatores climáticos no rendimento das culturas.

“Em um segundo momento, a idéia é que esse sistema se estenda aos demais países do Mercosul”, disse Rodrigues. Segundo o ministro, hoje há dificuldade de entendimento e integração na agricultura entre os países do bloco econômico devido à falta de uma visão ampla da safra na região.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter