Reservas mundiais de grão chegam ao mínimo
Situação é considerada preocupante e há expectativa de aumento dos preços do arroz e outros grãos no mercado mundial.
Uma organização dedicada ao meio ambiente, com sede em Washington (EUA), divulgou esta semana que as reservas de grãos do mundo desceram ao seu nível mais baixo em 30 anos, já que fatores climáticos estão causando sérios estragos na produção, ameaçando uma severa escassez de alimentos em diversos países, principalmlente aqueles que convivem com maiores limitações alimentares.
Isto se deve a ampliação dos desertos, redução dos estoques mundiais de água doce e variação de temperaturas que devastaram muitas colheitas.
Outras alterações ocorridas no meio ambiente estão gerando catástrofes que levam a um déficit global de alimentos que estaria reduzindo as reservas de grãos e conduzindo a um aumento dos preços internacionais.
A instituição ainda observa que a última vez que as reservas estiveram tão baixas, entre 1972/74, os preços mundiais do trigo e do arroz dobraram e ocorreu uma escassez de alimentos, fazendo com que grandes países exportadores, como os Estados Unidos, restringissem as vendas internacionais.
Grandes potências utilizaram a barganha de alimentos para fins políticos neste período, segundo a instituição. O nome da instituição ambiental e os volumes dos estoques não foram divulgados pelo site Oryza.com.