Projeto 10 RS aumentou em 30% a produtividade de arroz
Os 285 produtores que participaram do Projeto 10 na safra 2003/2004 colheram uma média de 7,8 mil quilos de arroz por hectare. No estado, a média de produtividade fechou em 6 mil quilos por hectare.
As lavouras de arroz que utilizaram as técnicas do Projeto 10 tiveram um incremento médio de 30% na produtividade em comparação à safra deste ano. Segundo os números finais do programa, apresentados pelo presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, os 285 produtores que participaram do Projeto 10 na safra 2003/2004 colheram uma média de 7,8 mil quilos de arroz por hectare. No estado, a média de produtividade fechou em 6 mil quilos por hectare.
O Projeto 10 é uma das propostas do programa Arroz RS que tem como meta a produtividade de 10 mil quilos de arroz para cada hectare cultivado. O programa é baseado em técnicas de semeadura para uma época adequada, drenagem correta do solo, controle de plantas invasoras e a nutrição da terra.
Segundo o agrônomo Carlos Nassife, chefe regional do Irga, os produtores da região da Campanha tiveram os melhores resultados, produzindo em média 9,3 toneladas de arroz por hectare. “A proposta está tendo uma boa aceitação, envolvimento da cadeia do arroz, resultados positivos e avanço nas adjacências onde estão sendo desenvolvidas as técnicas e trocas de informação sobre manejo”, obserfa Nassife.
O Irga está reunindo informações para traçar comparativos detalhados que comprovam as vantagens do Projeto 10. Os números que estão sendo revelados são das seis regiões de atuação: Planície Costeira Interna, Planície Costeira Externa, Depressão Central, Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul.
Ao todo, foram 285 produtores e 9.197 hectares de lavoura. A metodologia de trabalho foi reunir grupos de produtores para trocar informações e aplicar as orientações de técnicas de manejo passadas pelos representantes do Irga.
O presidente Pery Coelho disse nesta sexta-feira que o Projeto 10 colheu bons resultados e os objetivos serão ampliados para a próxima safra. “A nossa proposta teve um rebate nos produtores de todo o Rio Grande do Sul, atingindo de forma indireta pelo menos 185 mil hectares da área cultivada. A meta é aumentar o número de produtores beneficiados, mostrando as potencialidades para crescermos juntos. O Irga tem as variedades de arroz disponíveis e o segredo está no manejo, onde está concentrado o foco das ações”, observa Pery Coelho.
Os resultados do Projeto 10 são os primeiros, já que as técnicas de manejo integrado para o cultivo do arroz começaram a ser trabalhados na safra 2003/2004. O presidente do Irga comemorou os resultados das planilhas que mostram a maior produtividade nas áreas que receberam o Projeto 10. Segundo ele, além do clima ter sido favorável para aumentar a produtividade, as técnicas aplicadas acrescentaram muito para garantir o aumento da produção de arroz. “Foi graças a agenda positiva, com 190 dias de campo e palestras técnicas, que a meta foi alcançada”, comentou Pery.
OS NÚMEROS FINAIS DO PROJETO 10
Planície Costeira Interna
46 produtores participantes
1.200,4 hectares de área
7,2 toneladas por hectare com o Projeto 10
5,8 toneladas por hectare de produtividade média da região
Planície Costeira Externa
49 produtores participantes
1.544,8 hectares de área
6,8 toneladas por hectare com o Projeto 10
5,7 toneladas por hectare de produtividade média da região
Depressão Central
64 produtores participantes
1.035 hectares de área
7,4 toneladas por hectare com o Projeto 10
6 toneladas por hectare de produtividade média da região
Fronteira Oeste
36 produtores participantes
3.133,6 hectares de área
8,9 toneladas por hectare com o Projeto 10
6,9 toneladas por hectare produtividade média da região
Campanha
50 produtores participantes
1.222,1 hectares de área
9,3 toneladas por hectare com o Projeto 10
6,2 toneladas por hectare produtividade média da região
Sul
40 produtores participantes
1.061 hectares de área
7,3 toneladas por hectare com o Projeto 10
5,6 toneladas por hectare produtividade média da região
Total
285 produtores participantes
9.197 hectares de área
7,8 toneladas por hectare com o Projeto 10
6,0 toneladas por hectare produtividade média da região