Representante do setor arrozeiro vai à China

A comitiva de empresários e representantes do Governo gaúcho que vai à China este mês terá um representante do setor arrozeiro. A idéia é apresentar o arroz gaúcho ao mais importante mercado importador do mundo.

Pelo menos um representante do setor arrozeiro estará integrando a comitiva de empresários e integrantes do Governo do Rio Grande do Sul que irá à China no final do mês. O mesmo grupo também passará pela Europa. Este representante terá o papel de “embaixador” da orizicultura gaúcha e deverá estabelecer contato com setores compradores de arroz tanto da Ásia quanto da Europa.

A função deste representante, segundo o diretor da Federarroz, Marco Aurélio Marques Tavares, será prospectar mercados e apresentar o produto gaúcho a possíveis compradores.

Amanhã, Marco Aurélio Marques Tavares participa de uma reunião com o setor de negócios internacionais do Banco do Brasil a fim de obter mais informações sobre os procedimentos de exportação. O Brasil, neste momento, surge como um potencial exportador de arroz em casca, já que os Estados Unidos estão operando praticamente sozinhos no mercado internacional.

“O nosso foco está centrado neste enorme mercado internacional que está demandando produto, também para eqüalizar a oferta interna”, informou. Há projeções no setor de que o Rio Grande do Sul tem potencial para exportar de 300 mil a 500 mil toneladas de arroz em casca de qualidade superior, graças à safra recorde obtida no estado.

Todavia, as entidades arrozeiras e o Irga argumentam que qualquer tonelada exportada terá grande importância no mercado, tanto pela paridade de preços quanto pelo enxugamento da oferta interna.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter