Arroz é alternativa para renovação de pastagens

Seminário em Sinop será palco de palestra do presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Estado do Mato Grosso (APA/MT). O plantio do arroz como alternativa lucrativa na renovação de pastagens será pregado.

Começa nesta segunda-feira 7 em Sinop, no Mato Grosso, o Seminário Agropecuária em Ação. O evento acontece dentro da programação da Exponop (Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop), que terá seu início oficial neste sábado 5. Durante o seminário serão realizadas palestras ligadas ao setor agropecuário. Entre elas está a do presidente da APA (Associação dos Produtores de Arroz do Estado de Mato Grosso), Ângelo Maronezzi.

Ele apresentará um painel sobre o tema Renovação de Pastagens com a Cultura de Arroz, abrindo a programação na terça-feira 8. Ângelo vai elencar os benefícios da renovação do pasto utilizando a cultura e as tecnologias disponíveis para o cerrado. Dará ênfase aos ganhos que o sistema trará ao pecuarista. Ele adiantou que os benefícios são muitos, pois, além de promover a recuperação do solo, é uma alternativa que gera significativa remuneração.

“O arroz é uma cultura que se adapta a qualquer situação, seja de solo, nível de tecnologia, adubação, e tem baixo custo”, disse, ao se referir sobre a aplicação de calcário que pode ser menor em relação à soja, por exemplo, sendo utilizada como renovação da pastagem. “Além de tudo traz ganhos reais para o pecuarista, pois o preço do grão está bom e tende a crescer ainda mais”, assegurou Ângelo.

A recuperação da pastagem utilizando o arroz, segundo Ângelo Maronezzi, pode ser feita a cada quatro anos. “Durante esse tempo com certeza o pecuarista terá um pasto de qualidade para seu rebanho”, assegurou.

O ciclo será realizado no tatersal da Acrinorte (Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso) -que organiza a festa-, no parque de exposições, local da feira. A palestra do presidente da APA começará às 7h30. Além dele outros profissionais também farão palestras sobre outros temas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter