Cesa e Irga firmam parceria para estimular exportação de arroz

O acordo prevê a utilização da unidade da Cesa em Rio Grande para estocagem do grão, com capacidade de armazenar 60 mil toneladas.

O presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), Paulo Roberto Maffessoni, anunciou nesta quinta-feira 17 a oficialização de convênio entre a estatal gaúcha e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) destinado ao fomento da exportação do cereal. O acordo prevê a utilização da unidade da Cesa em Rio Grande para estocagem do grão, com capacidade de armazenar 60 mil toneladas.

“Essa união permite que a companhia proporcione logística, cabendo ao Irga orientar os produtores desde a pesquisa na lavoura até a comercialização”, justifica Maffessoni. Nos próximos dias, uma comissão de técnicos do instituto visitará as instalações em Rio Grande.

O dirigente explica que a Cesa pode fornecer aos orizicultores certificação de depósito (warrant), instrumento que viabiliza a obtenção de empréstimo bancário para operações de exportação. Conforme especialistas, o warrant é um valor mobiliário que concede, ao detentor, o direito mas não a obrigação de adquirir ou alienar um ativo (no caso, a commodity arroz) a preço determinado em data também pré-determinada. O mecanismo, conforme Maffessoni, facilita transações do grão para o mercado externo.

Atualmente, o Rio Grande do Sul responde por 50% da produção nacional de arroz. De acordo com levantamento do Irga, o estado colheu, na safra 2003/2004, 6,3 milhões de toneladas. A autarquia desenvolve ainda um projeto de comercialização para outros países do cereal em casca produzido em território gaúcho.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter