Emater classifica 86,8 mil toneladas de arroz no RS

Relatório de atividades de 13 municípios foi apresentado em reunião dos técnicos em São Lourenço do Sul. Na contratação destes serviços predominam as cooperativas arrozeiras.

A Emater/RS-Ascar acompanhou a aquisição de 86.820 toneladas de arroz em casca por sete empresas gaúchas na safra 2003/2004. O serviço é prestado por técnicos da Gerência de Classificação e Certificação, que controlam a qualidade do produto negociado entre cooperativas e produtores. Neste trabalho, é aferida a classificação e, conseqüentemente, a remuneração paga pelo cereal.

Para o gerente de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, Wanderlei Pereira, o serviço melhora a relação de compra e venda, o que oferece mais credibilidade ao processo. Os classificadores acompanham o recebimento de todo o grão adquirido, aferindo os padrões comerciais, previamente acordados e divulgados aos produtores.

O balanço das atividades realizadas nesta safra foi realizado na semana passada, em uma reunião que reuniu 26 técnicos de 13 municípios, em São Lourenço do Sul (RS).

Os técnicos atuaram na Cooperativa Tritícola Cachoeirense (Cotricasul), Cachoeira do Sul, Cooperativa Agropecuária de São Pedro do Sul Ltda. (Cooperagro) e Cooperativa Mista de Agricultores de Turupi Ltda. (Coomat), de São Pedro do Sul, Cooperativa dos Produtores de Leite da Zona Sul Ltda. (Sulleite) e Seara – Secagem e Depósito de Arroz Ltda, as duas de Santa Vitória do Palmar.

Esse é o terceiro ano que a Emater/RS-Ascar presta esse serviço, iniciado em 2002 com a Cooperativa de Arroz São Lourenço do Sul Ltda, quando o volume comercializado foi de 8,737 toneladas. Em 2003, mais duas empresas contrataram os serviços, totalizando três empresas e 18.106 toneladas.

Nesta safra, os técnicos classificadores da Emater/RS-Ascar também realizaram a auditoria dos procedimentos de compra realizados pela Cooperativa Agrícola Cachoeirense (Coriscal), de Cachoeira do Sul. Em auditorias semanais foi verificado o cumprimento dos procedimentos adotados para o processo de compra e venda do arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter