Pesquisadora do Irga palestra na Austrália
A melhorista do Irga Renata Cruz viaja para a Austrália no próximo dia 18 para participar de um congresso sobre tolerância a frio. Ela relatará o projeto em andamento no Rio Grande do Sul.
A pesquisadora da área de melhoramento genético do Instituto Rio-Grandense do Arroz, Renata Cruz, embarca para a Austrália no próximo dia 18 para participar de um congresso mundial sobre experiências com plantas tolerantes ao frio. A melhorista gaúcha apresentará uma palestra sobre o projeto em andamento na Estação Experimental do Arroz (EEA/Irga) em Cachoeirinha e nas subestações do Rio Grande do Sul para obter cultivares de arroz mais tolerantes ao frio.
O projeto gaúcho visa desenvolver cultivares de alta produtividade, grãos de alta qualidade e com a vantagem de ter um poder de germinação com temperaturas mais baixas. Isso permitiria a antecipação do plantio no Rio Grande do Sul para o melhor aproveitamento da radiação solar sobre as lavouras nos meses de novembro, dezembro e janeiro.
O trabalho busca, também, evitar as perdas da lavoura na fase de florescimento em fevereiro por causa de baixas temperaturas. No Rio Grande do Sul, historicamente, há uma semana de temperaturas mais amenas que coincidem com a época de Carnaval. Neste período, em fins de fevereiro e início de março, as temperaturas noturnas podem cair abaixo dos 15 graus centígrados, provocando o abortamento da flor e prejuízos na produção de grãos.
Por causa do trabalho de Renata Cruz neste projeto de melhoramento, ela foi convidada para o congresso da Austrália.


