Arrozeiros do Mercosul começam a negociar soluções para excedentes

Encontro no último sábado, em Uruguaiana, reuniu produtores do Brasil, da Argentina e do Uruguai.

Representantes do setor arrozeiro do Brasil e da Argentina estiveram reunidos no sábado, em Uruguaiana (RS), para mais uma rodada do Encontro do Setor Produtivo do Arroz. Na ocasião, foram definidas metas para viabilizar exportações conjuntas entre os três países do Mercosul, tendo como foco a busca por novos mercados.

“Nossa finalidade é unir esforços para viabilizarmos um mercado exportador em bloco voltado principalmente para a Venezuela, Chile, Peru e Colômbia”, declarou o diretor de mercados da Federarroz, Marco Aurélio Tavares.

Segundo ele, o setor também se mobilizará para equacionar a questão das restrições tarifárias desses países. “Outra meta diz respeito à busca pela estabilidade de preços de importação que esperamos se mantenham no patamar de 10 dólares”.

Conforme o integrante da Comissão de Arroz da Farsul, Hamilton Soares, outro ponto definido foi a realização de uma campanha entre os governos brasileiro, argentino e uruguaio na busca da unificação da carga tributária. “É preciso que as taxas para o arroz sejam as mesmas nestes países”, afirmou.

As discussões prosseguem nesta semana durante o Congresso Brasileiro de Economia Orizícola, que acontece nos dias 25, 26 e 27, depois em reuniões na Expointer e em um novo encontro, no dia 9 de setembro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter