Gaúchos vão exportar arroz parboilizado
Negócios devem fechar esta semana com preços de 200 dólares por tonelada (base casca).
As entidades do setor produtivo de arroz do Rio Grande do Sul devem anunciar ainda esta semana a exportação de um volume significativo de arroz parboilizado a 200 dólares a tonelada (base casca). A informação está sendo mantida em sigilo pelo setor, mas as tratativas estão bastante adiantadas, segundo fonte ligada a uma das trades envolvidas nas negociações.
A previsão é de que dois contratos sejam fechados com arrozeiros gaúchos até o final desta semana.
O presidente da Federarroz, Valter José Pötter, confirmou a existência de tratativas, mas informou que só deverá se manifestar sobre o assunto mais ao final da semana. A possibilidade do Brasil voltar a exportar arroz de qualidade tem quatro possibilidades neste momento:
1) Com a confirmação da venda de arroz parboilizado por produtores da fronteira e com o auxílio de cooperativas para fechar a carga;
2) As 25 mil toneladas que estão em compasso de espera, aguardando confirmação de venda para o continente africano;
3) A regulamentação dos contratos de opção privados, com recursos e prêmio para a exportação de até 500 mil toneladas conforme solicitado pela cadeia produtiva ao Governo Federal;
4) O agendamento de negócios em bloco (Mercosul).
CASCA
O presidente da Federarroz, Valter José Pötter, reconheceu que a exportação de uma carga de 25 mil toneladas de arroz em casca está em compasso de espera. Além de emperrar na burocracia e nas dificuldades de logística, o negócio travou no mercado, que esfriou para o produto em casca com o aumento do preço dos fretes internacionais e o ingresso da nova safra norte-americana, que recebe altos subsídios e é muito competitiva no mercado mundial.
Se o Brasil tivesse um programa de prêmio de escoamento de produção (PEP) para a exportação, na faixa de 1 dólar por saco de 50 quilos, os negócios já teriam se concretizado. “Enquanto não batemos o martelo neste contrato, estamos negociando outras alternativas”, afirmou Pötter.


