Meteorologista recomenda cautela aos produtores

Previsão para a próxima safra indica neutralidade climática, ou seja, algo parecido com o ocorrido na safra 2003/2004. As chuvas, no entanto, podem chegar mais cedo, mas em menor quantidade.

As condições meteorológicas previstas para a próxima safra de verão vão exigir dos agricultores muita cautela no plantio de suas lavouras. Todas as previsões levantadas pelos técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que o clima deverá ser muito semelhante ao registrado durante a última safra de verão. O alerta é do chefe da unidade do INMET em Curitiba, Luiz Renato Lazinski, encarregado de dar informações sobre o tempo no estande do órgão na Expointer, em Esteio (RS).

As condições climáticas ocorridas na safra 2002/03 foram altamente favoráveis por influência do El Niño. Desde meados do ano passado, entretanto, o Brasil está vivendo uma situação que os meteorologistas chamam de neutralidade climática, isto é, não há influência nem do El Niño nem do La Niña. A situação deverá persistir durante a safra de verão. Com isso, as precipitações pluviométricas deverão ser bastante irregulares e mal distribuídas, devendo os produtores esperar períodos de veranico durante a safra de verão.

Lazinski fez um alerta especial sobre o baixo nível dos açudes, no Rio Grande do Sul, utilizados para a irrigação das lavouras de arroz e que estão 30% abaixo do que é considerado ideal para o plantio.
O índice de precipitação esperado para a safra não deverá ser suficiente para encher os açudes. Nessas condições, ele considera que as lavouras de arroz, que dependem de açudes, poderão sofrer com a deficiência hídrica.

Lazinski recomenda que os produtores procurem fazer um escalonamento do cultivo para a próxima safra de verão, evitando plantar toda a área de uma só vez. “O ideal é que o plantio seja feito em três épocas diferentes. Antes de escalonar seu plantio, no entanto, os produtores precisam procurar a assistência técnica”. A prudência recomenda – aconselha Lazinski – os agricultores a dar uma atenção cada vez maior às informações meteorológicas ao planejarem suas atividades.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter