Seca ainda castiga São Borja
Apesar das chuvas desta semana, que registraram entre 20mm a 70mm em algumas regiões do município, São Borja ainda sofre com o déficit hídrico de 475 milímetros de precipitações. Ainda há barragens praticamente secas. Para a próxima semana a previsão é de 150 milímetros de chuva na região.
Por enquanto, os produtores da região de São Borja (RS) mantêm frustrada a expectativa de reversão dos problemas da estiagem, que desde o início do ano vêm comprometendo a formação da próxima lavoura de arroz. Desde segunda-feira, algumas localidades chegaram a registrar 70 milímetros de precipitação, mas em outras a chuva não chega a 20 milímetros, volume insuficiente para reverter o déficit hídrico que, de janeiro a agosto, chega a 457 milímetros.
O presidente da Associação dos Arrozeiros, Pablo Muniz da Silva, diz que ainda é possível reverter o quadro nas próximas semanas, mas, por enquanto, é mantida a previsão de redução de 35% a 40% na área de plantio devido à falta de água para irrigação. Em 2003, São Borja cultivou 42 mil hectares de arroz. A expectativa é de que, nos próximos dias, sejam registradas novas precipitações, para dar prosseguimento à recuperação dos mananciais. As áreas mais baixas já estão sendo semeadas no município, na expectativa de normalização do regime pluviométrico, segundo o dirigente.
O secretário da Agricultura do município, Ivan Boneti, observa que as chuvas desta semana são insuficientes para a recuperação dos mananciais hídricos. Ele calcula que falta água para irrigar 40% do arroz.


