Embrapa Arroz e Feijão faz 30 anos
Houve festa na Fazenda Capivara para comemorar os 30 anos do Centro Nacional de Pesquisa em Arroz e Feijão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A Embrapa Arroz e Feijão está completando 30 anos. A solenidade comemorativa ao aniversário ocorreu na última quarta-feira, 6 de outubro. Durante todo o dia foram realizadas atividades referentes à data, como o lançamento do selo comemorativo e a inauguração da exposição ‘Memória Fotográfica do Centro’ e degustação de produtos à base de arroz e feijão. Ao longo do ano, estão programadas outras atividades alusivas aos 30 anos.
A Embrapa Arroz e Feijão é uma unidade de pesquisa de referência de produto pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira.
Criada em 4 de outubro de 1974 e instalada em novembro do mesmo ano, com a responsabilidade inicial voltada para a pesquisa do arroz, passou a dedicar-se também à cultura do feijoeiro, a partir de 1975, e à de caupi, de 1977 até 1991. A unidade iniciou suas atividades no antigo Posto Agropecuário de Goiânia, no km 4 da Rodovia Goiânia-Anápolis, transferindo-se, em 1981, para sua sede atual, na Fazenda Capivara , a aproximadamente 25 km do centro de Goiânia, no município de Santo Antônio de Goiás.
Atualmente seu contingente é de 310 empregados, sendo 55 pesquisadores nas mais variadas áreas , envolvendo melhoristas, entomologistas, produção, geneticistas, fitopatologistas, entre outras, dos quais 85% possuem doutorado e 12% mestrado. Novos pesquisadores, em áreas estratégicas, entre as quais biologia molecular, química de alimentos e impacto ambiental, também foram contratados.
A equipe técnica é formada por 26 profissionais de nível superior, que atuam no apoio de atividades de pesquisa e administração. Na parte operacional trabalham 229 pessoas.
Em três décadas de existência, o centro de pesquisa se firmou como referência nacional e internacional em ambas as culturas, alcançando exitosamente o objetivo de ajudar o Brasil a produzir mais e melhores alimentos. Reafirmando este comprometimento, a Embrapa Arroz e Feijão dá continuidade ao esforço perseverante de levar aos que vivem da atividade agropecuária e agroindustrial, aquilo que existe de mais atual em tecnologia, mudando o perfil socioeconômico do país.
Neste trabalho, os limites circunscritos ao meio rural são extrapolados, uma vez que os moradores dos grandes centros urbanos são também, em última instância, beneficiados com produtos mais baratos, saudáveis e de qualidade superior. Todo o empenho em busca da excelência que confere papel de destaque a Embrapa Arroz e Feijão junto à sociedade só se tornou realidade graças à dedicação, à competência e à capacidade técnica da equipe multidisciplinar que integra o quadro de profissionais da unidade.