Fronteira Oeste puxa plantio de arroz no Rio Grande do Sul
Em todo o estado, área semeada chega a 8,32% do total previsto .
A área semeada com arroz no Rio Grande do Sul chegou nesta semana a 8,32% da intenção de plantio. O índice é um pouco menor do registrado em igual período do ano passado (11,60%). O avanço das máquinas é maior na Fronteira Oeste. A região apresenta 22% da área esperada já semeada (em 2003, o percentual era de 27,7%).
Segundo estimativa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Rio Grande do Sul poderá plantar 949,7 mil hectares no ano agrícola 2004/2005. De acordo com o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, os municípios que apresentam a maior área já semeada são Alegrete (30%) e Uruguaiana (28%). Fischer atribui a liderança ao fato de as áreas serem maiores do que em qualquer outra região do estado e às condições climáticas mais favoráveis.
A situação é diferente na Depressão Central, onde o plantio recém começou (0,61%). Em Cachoeira do Sul, ainda não há lavouras semeadas. Fischer explica que as áreas do município são pequenas e os produtores fazem a opção por plantar entre 20 de outubro e 10 de novembro.


