Governo mediará negociações sobre importação do arroz argentino

Indústrias, cooperativas e produtores gaúchos terão a oportunidade de apresentar aos parceiros argentinos a proposta que visa estabelecer cotas para a importação do cereal.

As constantes visitas do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) funcionaram como catalisador para a inclusão do setor orizícola no processo de negociações bilaterais entre argentinos e brasileiros. A exemplo do que já acontece com os setores de calçados e eletrodomésticos, a iniciativa privada da cadeia produtiva do arroz brasileira manterá contatos e discutirá com os vizinhos do Mercosul temas referentes à comercialização do produto.

“Conversamos hoje (27) com o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Ivan Ramalho, e ficou acertado que o ministério, sob a coordenação do secretário executivo, Márcio Fortes, agendará uma reunião para a primeira quinzena de novembro. Indústrias, cooperativas e produtores gaúchos terão a oportunidade de apresentar aos parceiros argentinos a proposta que visa estabelecer cotas para a importação do cereal”, explicou o deputado Heinze.

Com o objetivo de reiterar a importância da realização do encontro, o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) já elaborou documento destinado ao MDIC que expõe a necessidade da implementação de mecanismos que limitem a entrada do arroz argentino. Mais informações sobre a situação do setor serão repassadas ao Ministério na próxima semana, quando os representantes da cadeia produtiva estarão em Brasília para a reunião da Câmara Setorial do Arroz.

O deputado Heinze diz que o próximo passo, visando à proteção da produção nacional, será o estabelecimento de um acordo com o Uruguai.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter