Irga e Flar confirmam convênio de cooperação
Depois de 10 anos, o Irga e o Flar confirmam interesse em manter a parceria que garante resultados importantes no desenvolvimento de novas tecnologias e cultivares para a lavoura gaúcha.
O presidente do Fundo Latino-americano do Arroz Irrigado (Flar) e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Pery Sperotto Coelho, e o diretor geral do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), Joachim Voss, repactuaram durante a 15ª Reunião do Comitê Administrativo do Flar, realizada no último dia 11, na sede do Ciat, na Colômbia, convênio firmado entre as duas entidades em 1994. O objetivo do acordo, assinado por representantes dos nove países que integram o Flar, é dar continuidade aos investimentos em pesquisa e extensão na orizicultura irrigada.
Sperotto Coelho disse que a nova investida do Flar tem como meta ampliar a participação de novos países no fundo. Queremos incrementar a pesquisa e o intercâmbio científico e teconológico entre as nações latino-americanas, demonstrando a importância do trabalho do Flar e os interesses comuns existentes na produção de arroz neste continente.
Durante a reunião do Comitê Administrativo do Flar, Sperotto Coelho apresentou os primeiros resultados do projeto CFC, implantado no Brasil, pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) no passado. O CFC é um projeto de transferência de tecnologia do Programa Arroz RS, que é financiado pelo Fundo Comum de Commodities, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com suporte técnico do Flar.
O presidente do Irga falou ainda das projeções deste projeto para o futuro. Os representantes dos Flar também analisaram a intenção de promover junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) discussão de questões relacionadas aos subsídios norte-americanos à produção de arroz.A proposta foi aprovada por unanimidade pois todos os dirigentes afirmaram que essa prática protecionista causa prejuízos às economias de seus países, salientou.
Os países que integram o Flar são Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua e Honduras.


