Rodrigues ressalta necessidade de reverter perdas na região Sul

Produtos importados do Uruguai e Argentina causam prejuízos aos produtores.

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitir a possibilidade de adoção de medidas compensatórias aos produtores do Sul, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, reafirmou, nesta quarta-feira 22, a necessidade de ações para reverter a perda de renda no Rio Grande do Sul causada por prejuízos com a concorrência dos países do Mercosul, em especial Argentina e Uruguai. Contudo, o ministro destacou, em entrevista ao Programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, que o governo vai procurar implementar políticas públicas que não contrariem os acordos adotados pelo Brasil com os demais países.

Rodrigues convocará uma reunião na semana que vem na Câmara de Comércio Exterior para discutir a questão. Além dos problemas enfrentados pelos produtores de arroz do Estado, Rodrigues lembrou das dificuldades provocadas pelo embargo da Rússia à carne brasileira e o contrabando de vinho uruguaio e argentino.
– A questão do vinho é uma questão dramática – disse, lembrando que a Polícia Federal tratará dessa questão com rigor.

De acordo com Rodrigues, a competitividade com contrabando é desleal. O ministro declarou que o governo está se esforçando para solucionar os problemas enfrentados pelos vitivinicultores. Ele citou a assinatura de um decreto que define o que é vinho e sangria.

Outra questão abordada pelo ministro se refere a uma denúncia feita pela Farsul sobre o peso de cargas que não condizem com o que está descrito na nota fiscal.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter